quinta-feira, 18 de março de 2010

DEPUTADO PRESTIGIARÁ HOMENAGEM AO ADVOGADO MARCIANO BORGES

Quem deverá está presente durante a solenidade de entrega da medalha "Desembargador Hélio Costa" ao advogado Dr. Marciano Borges é o dep. estadual Elmiro Nascimento (DEM). A solenidade acontece amanhã (19) a partir das 19h30 no Plenário da Câmara Municipal de Vazante.

DEPUTADO EM VAZANTE

O dep. estadual Delvito Alves (PTB) já confirmou ao prefeito Orlando Fialho (PP) que estará prestigiando a Festa da Lapa. O dep. foi um dos parlamentares que mais conseguiu viabilizar recursos para o municipio de Vazante.

QUAIS AS ATRAÇÕES DA FESTA DA LAPA?

Cresce os rumores que grandes atrações vão alegrar o povão durante os shows da Festa da Lapa 2010.

DONIZETE NA OPOSIÇÃO?

Segundo se comenta a oposição estaria pensando em atrair para o quadro dos discontentes com a situação em Vazante, o ex-vereador Donizete Vida.

AMIR PEDRO E GILSON CORRÊA

Os ex-vereadores Amir Pedro e Gilson Corrêa, estão comungando de idéias, que segundo pessoas próximas aos dois, pode transformar numa união visando as eleições de 2012.

VM E A IMPRENSA

Segundo se comenta a Votorantim Metais realizará encontro com a imprensa, tomara que seja para anunciar investimentos em Vazante.

PREFEITO PROMETE FAZER SUCESSOR

Correligionários do prefeito de Lagamar Ari Batista dizem que ele prometeu que fará seu sucessor em 2012.

EX-VEREADOR FAZ SUCESSO EM RÁDIO DE VAZANTE

O ex-vereador de Lagamar Welington Assunção, Hoje morando em Vazante, tem sido bastante elogiado pelo o seu trabalho como locutor na Rádio liberdade FM.

NOMES SÃO CITADOS PARA PREFEITO EM LAGAMAR

Em Lagamar dois nomes estão sendo bastante citados no grupo da oposição para disputar a sucessão do prefeito Ari Batista em Lagamar: Wilson (assessor do dep. federal Antônio Andrade) e Dr. Cássio.

BLOGUEIRO FIEL

Ontem (17) à noite quem estava no buteco do Ciça, era o meu amigo blogueiro Léo Mariano, segundo ele, virou hábito acessar todos os dias o nosso blog. Continue meu irmão, será sempre um prazer ter você aqui com a gente.

OS PARAQUEDISTAS

Dizem que já começou a aparecer os candidatos conhecidos como paraquedistas, igual a copa do mundo, de 4 em 4 anos eles aparecem, com promessas que até Deus dúvida.

MUDANÇAS NA LINGUA PORTUGUESA "3º PARTE"

3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
Como era
Como fica
abençôo
abençoo
crêem (verbo crer)
creem
dêem (verbo dar)
deem
dôo (verbo doar)
doo
enjôo
enjoo
lêem (verbo ler)
leem
magôo (verbo magoar)
magoo
perdôo (verbo perdoar)
perdoo
povôo (verbo povoar)
povoo
vêem (verbo ver)
veem
vôos
voos
zôo
zoo
4. Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla(s)/pela(s), pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/polo(s) e pêra/pera.
Como era
Como fica
Ele pára o carro.
Ele para o carro.
Ele foi ao pólo Norte.
Ele foi ao polo Norte.
Ele gosta de jogar pólo.
Ele gosta de jogar polo.
Esse gato tem pêlos brancos.
Esse gato tem pelos brancos.
Comi uma pêra.
Comi uma pera.
Atenção:
- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
- Permanece o acento diferencial em pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição. Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

MUDANÇAS NA LINGUA PORTUGUESA "2º PARTE"

2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
Como era
Como fica
baiúca
baiuca
bocaiúva
bocaiuva*
cauíla
cauila*** bacaiuva = certo tipo de palmeira**cauila = avarento
Atenção:
se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí;
se o i ou o u forem precedidos de ditongo crescente, o acento permanece. Exemplos: guaíba, Guaíra.

MUDANÇAS NA LINGUA PORTUGUESA "1º PARTE"

Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era - Como fica

alcalóide - alcaloide
alcatéia - alcateia
andróide - androide
bóia - boia
celulóide - celuloide
clarabóia - claraboia
colméia - colmeia
heróico - heroico
idéia - ideia
jibóia - jiboia
jóia -joia
Atenção:essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis e ói(s). Exemplos: papéis, herói, heróis, dói (verbo doer), sóis etc.

ORLANDO EM BUSCA DE RECURSOS

Trabalhando nos bastidores como um bom mineiro, o prefeito Orlando Fialho não para no sentido de tentar viabilizar recursos para o municipio. São ações que as vezes demoram em razão da burocracia tradicional no poder público.