segunda-feira, 4 de abril de 2011

MUDANÇAS NO PT DE VAZANTE

O PT poderá sofrer mudanças em Vazante. Visando a eleição municipal do próximo ano, o deputado federal Gilmar Machado (PT) teria orientado o diretório municipal do partido a se restruturar para atrair novos filiados.

EX-PREFEITO NO MEIO POPULAR

Quem esteve ontem (03) para almoçar no Restaurante do Posto Lapão (local lotado) acompanhado da sua esposa, foi o ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães. Apesar de afastado da política seu nome é um dos mais citados para disputar a eleição municipal de 2012.


WILL NUNES COMENTA: a oposição parece temer a volta do ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães, Já que vira e mexe tem recebido críticas de uma ala oposicionista ao governo municipal. "Aos mais próximos Jacques deixar transparecer que não deseja mais voltar a disputar eleição". Mas política, sabe como é que é.................

MEDIDAS NÃO INIBEM O CRESCIMENTO DA ECONOMIA

A economia brasileira acelerou o ritmo nos primeiros três meses do ano, encerrados na semana passada, apesar dos esforços do governo para controlar a inflação. O mercado de trabalho aquecido, a forte demanda das famílias e a recuperação da indústria garantiram o vigor dos negócios.

DESMATAMENTO EM QUEDA

Levantamento inédito do Ibama mostra que caiu quase pela metade o movimento de destruição do cerrado. A taxa anual de desmatamento, que entre 2002 e 2008 era de 14.000 km2 (o dobro do registrado na Amazônia), caiu para 7.637 km2 de 2008 a 2009. Os dados do Ibama mostram que, por ano, a destruição do bioma equivale a 0,37% dos 2,03 milhões de hectares do cerrado. Antes o percentual era de 0,69%. O bioma ocupa um quarto do país e se espalha por doze unidades da federação. Em extensão e biodiversidade, o cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, perdendo só para a Amazônia. Nele nascem as três principais bacias hidrográficas do país: a Amazônica (Araguaia-Tocantins), a do Paraná-Paraguai e a do São Francisco.

VAZANTE: A OPOSIÇÃO E OS CANDIDATOS A PREFEITO

Assumindo definitivamente o papel de oposição a atual a administração municipal, inclusive com programa na TV Local, o advogado Marciano Borges estaria colocando em prática a estratégia de sair candidato a prefeito em 2012, pensando em contar com apoio do grupo da oposição, inclusive dos ex-prefeitos Dr. José Benedito e Alcides Diniz.


WILL NUNES COMENTA: Dr. Marciano Borges tem que abrir o olho para não correr o sério risco de nadar e não chegar na praia. Já que tanto Dr. José Benedito como Alcides Diniz (negam) mas no fundo sentem uma grande vontade de retornar a comandar o executivo municipal.A estratégia dos ex-prefeitos seriam deixar Dr. Marciano abrindo fronteiras na linha de frente para depois assumirem o rumo da sucessão municipal de 2012.

PENSANDO EM 2012, PRESIDENTE DA CÂMARA PODE DEIXAR O PSDB

Apesar de não falar publicamente, dizem que nos bastidores o presidente da Câmara Municipal de Vazante Belchior Beca estaria interessado em trocar de partido (PSDB) para viabilizar sua candidatura a prefeito.


WILL NUNES COMENTA: é, caso realmente Beca tenha vontade de sair candidato a prefeito terá mesmo que deixar o PSDB. Atualmente o partido é comandado pelo também pré-candidato o ex-prefeito Alcides Diniz, que dificilmente abriria mão da vaga para o atual presidente da Casa Legislativa.

EMPRESÁRIOS NO CONGRESSO NACIONAL

Não é apenas a bancada sindical que cresceu na atual legislatura. Quase metade dos congressistas eleitos em 2010 é de proprietários de estabelecimento comercial, industrial ou dono de grandes fazendas, segundo levantamento feito em outubro pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). É a maior bancada empresarial dos últimos 20 anos, pelo menos. Em 2006, foram eleitos 219 empresários. De lá para cá, o número subiu para 273 - crescimento de 25%. Na análise de especialistas e parlamentares, contudo, a capacidade de articulação da bancada empresarial é menor que a do movimento sindical. O Diap classifica como "empresários" os parlamentares cuja principal fonte de renda seja seus negócios. É um grupo heterogêneo, que vai do ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi (PR-MT), um dos maiores produtores de soja do mundo - eleito para o Senado -, ao secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR). As bancadas sindical e empresarial devem se enfrentar em pautas polêmicas, como a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais - pedido das centrais - e a regulamentação da terceirização.

AGRICULTURA: A FORÇA DO NOROESTE DE MINAS

Considerada um celeiro agrícola do estado, a região é a segunda maior produtora mineira de soja. A produção de 927 mil toneladas do grão, representa 32,4% da safra mineira. O Noroeste também se destaca como o principal polo produtor de algodão. A produção estimada é de 64 mil toneladas para a safra deste ano, representando 58,6% do total no Estado. A região ocupa, ainda, o primeiro lugar na produção de feijão nas duas safras, com produção total de 140 mil toneladas, que representa 32,7% da produção mineira.

ELEIÇÕES: PMDB QUER AUMENTAR O NÚMERO DE PREFEITURAS

O PMDB quer sair maior das eleições municipais, ampliando o número de prefeituras de 1.160 para 1.200. Também está nos planos dobrar o número de capitais sob o seu comando, das atuais quatro para oito. As câmaras municipais também estão na mira. De acordo com Raupp, o partido tem 8.500 vereadores e pretende chegar ao patamar de 10 mil.