domingo, 3 de junho de 2012

REFLEXÃO

“O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.”

Francis Bacon

MIN AS DE OLHO NO CENÁRIO POLÍTICO DE 2014

O cenário em Minas Gerais, não é de hoje, gira em torno da disputa de 2014. Desde a eleição de 2010, tudo vem sendo arquitetado por lideranças políticas mineiras para viabilizar a candidatura à Presidência da República do senador Aécio Neves (PSDB). A base do governador Antonio Anastasia (PSDB) atende a este requisito e o prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), também abriu espaço ao PSDB na prefeitura, acatando reivindicação dos tucanos para assegurar o apoio ao senador tucano, principal liderança política com poder de influenciar o voto dos mineiros.

O prefeito da capital mineira não poderá disputar reeleição em 2016 e é o nome lembrado para a eleição estadual de 2014. Se disputar o Palácio Tiradentes, precisará deixar o cargo, entregando o posto máximo do Executivo da capital ao seu vice.

Peso do vice

O peso de um vice numa chapa em que o cabeça não pode mais disputar a reeleição é muito maior. Foi assim que nomes hoje consolidados no cenário nacional ganharam espaço como o atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

VAZANTE E A SUCESSÃO MUNICIPAL

A exemplo dos outros municípios do país, chegada do mês de junho (mês das convenções) passa a ser um momento importante para a sucessão municipal em Vazante. Candidaturas criadas como balaio de ensaio começarão a pipocar, abrindo caminho para nomes com mais musculatura.

O jogo político não aceita mais amadores, o processo exige planejamento, estratégia e ação com competência e determinação.Todo mundo sabe que algumas candidaturas são colocadas com a finalidade de se obter vantagens na articulação de ratificação dos nomes que realmente têm reais condições de disputa.

Não basta apenas querer, é necessário ter apoio popular, político e estrutura financeira para encarar a dura estrada até chegar a tão sonhada vitória.Nos bastidores as principais lideranças políticas analisam com cuidado todo o processo , pisando em casca de ovos para não errar com o nome que seja realmente capaz de alcançar a vitória.

Expectativa, emoção mexem com alma e com o coração dos pré-candidatos que sonham em governar Vazante.

Uma eleição vitoriosa começa com a escolha de um nome, que tenha apelo popular,seja aceito pelo o povo. Acabou a época aonde as lideranças impunha determinadas candidaturas e o povo preso ao temor aceitava.

Hoje, mais do que em qualquer outra época no país, não se aceita nem mais a influência da imprensa, mídia elitizada, nem tampouco do radicalismo e, do discurso raivoso.O momento exige um alto nível de idéias capaz de debater temas que faça o cidadão refletir com consciência e tranquilidade aquilo que será melhor para a sua cidade.

O momento requer juízo, bom senso e uma tradução clara do verdadeiro sentimento do povo dedicado e trabalhador de Vazante.

Cabe agora aos líderes que querem o bem da cidade escolher com respeito ao povo os candidatos que proporão idéias e propostas capazes de continuar melhorarando a qualidade de vida da população. O dia “D” está chegando, boa sorte aos candidatos.

GOVERNO FEDERAL: MEDIDAS PARA REDUZIR PREÇOS NA TELEFONIA

O governo trabalha em um pacote de medidas para reduzir os preços dos serviços de telefonia e ampliar a concorrência no setor de telecomunicações. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, detalhou algumas das medidas que já têm data para sair do papel e vão incentivar o consumo desses serviços, a partir da redução de custos, contribuindo no esforço do governo para turbinar a economia. Um exemplo é a redução das áreas de interurbano, que paga tarifa mais cara, de DDD, de 4.200 para 67 no país.

AGENTES PÚBLICOS:PRAZO FINAL PARA DESINCOMPATIBILIZAR

Na próxima quarta-feira (6), vence o prazo para que os agentes públicos que vão se candidatar a prefeito e a vice nas eleições municipais de outubro peçam exoneração de seus cargos.

VEREADORA ELEITA COM APENAS UM VOTO NÃO SABE QUEM VOTOU NELA

A manicure Sirlei Brisida não imaginava passar pela experiência de ser a mais nova vereadora de Medianeira, a 50 km de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ela recebeu apenas um voto nas eleições de 2008. Separada e com dois filhos, ela garante que ninguém da família votou nela. “Não sei quem votou em mim, só sei que o voto não foi meu”, brinca. “O dia que me avisaram que eu assumiria o cargo eu não vou esquecer tão fácil. Não sabia se corria, se gritava. Foi uma surpresa muito grande, mas fiquei feliz”, contou em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (1º).

Sirlei é filiada ao PPS e é suplente do vereador Edir Josmar Moreira (PSDB), conhecido na cidade como Nenê. Ele teve o mandato cassado por infidelidade partidária, pois foi eleito pelo PPS e decidiu mudar de partido. Ivonei José Paludo (430 Votos), Abrão de Freitas (357 Votos), Ildo Conrath (341 Votos), Douglas de Almeida (270 Votos), Kleber Gonçalves (180 Votos), Jurema Ferreira França (155 Votos), João Wilmar Hitlesheinn (90 Votos) também mudaram de partido e perderam a chance de assumir.

ANTÔNIO ANDRADE: DEPUTADO PRESENTE

Além de uma forte atuação no Congresso Nacional o deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB mineiro, é um parlamentar extremamente presente nas suas bases. Virou rotina na vida de Andrade prestigiar as lideranças com presenças constantes nas cidades do Noroeste e Alto Paranaíba.

GUARDA-MÓR: PREFEITO PODE NÃO SER CANDIDATO A REELEIÇÃO

Com contas rejeitadas de campanha o prefeito de Guarda-Mór Gilmar Ferreira pode não ser candidato a reeleição, abrindo caminho para o empresário Maurício da Madeireira. Gilmar estaria aguardando definição de um projeto elaborado pelo os deputados que precisa ratificação do Senado permitindo candidatos na sua mesma situação a se candidatar.

VAZANTE-MG: PSDB COM A SITUAÇÃO?

Apesar de lançar dois pré-candidatos a prefeito (Belchior Beca e José Antônio) existe uma ala do PSDB que deseja que o partido caminhe com o grupo da situação, caso não viabilize candidatura própria.

VAZANTE-MG: PSB QUER AUMENTAR O NÚMERO DE VEREADORES

Com dois vereadores ocupando cadeiras na Casa Legislativa de Vazante o PSB deseja agora aumentar o número de parlamentares. O projeto é a reeleição dos atuais Cabo Augusto e Edgar Rosa e, fazer mais dois. O problema é que tem gente na legenda temeroso em fazer apenas escada para os atuais vereadores.