domingo, 7 de outubro de 2012

QUASE 140 MILHÕES DE BRASILEIROS ESTARÃO INDO AS URNAS

Mais de 138 milhões de pessoas votarão neste domingo (7) para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios brasileiros. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que revela ainda que, de140,6 milhões de eleitores registrados, só não votam nestas eleições os que moram em Brasília e Fernando de Noronha – além daqueles que residem no exterior. Esse eleitorado que não vota soma 2,1 milhões pessoas. Segundo o TSE, dentre as pessoas das 26 capitais onde as eleições acontecem hoje, 22,28% do total está apto votar. O voto é obrigatório para todo brasileiro alfabetizado e maior de 18 anos

VAZANTE-MG: TRANSPORTE GRATUITO

A Juíza de Vazante, Drª. Mônika Alessandra Machado Gomes Alves, determina em forma de lei, a disponibilidade de transporte gratuito de eleitores do município de Vazante para as eleições de 7 de outubro de 2012. O ponto de partida e chegada dos veículos será na Praça da Rodoviária.

Linha 1 - VILA CABELUDO/VAZANTE (via Linha dos Correia, Vazamór e Brejo Grande):

1) Saída do Cabeludo às 08 horas com destino a Vazante, passando pela Linha dos Correia, Vazamór, Brejo Grande e Claro de Minas.
2) Retorno de Vazante para Cabeludo às 13:00 horas, passando pelo Claro de Minas, Brejo Grande, Vazamór e Linha dos Correia.
Linha 2 - VAZANTE/CABELUDO (via Varjão, Pasto, Corguinho, Catirina, Fazenda de Marciano Braga e Biboca)
1) Saída de Vazante às 07 horas com destino ao Cabeludo, passando pelo distrito de Vazamór.
2) Retorno do Cabeludo para Vazante às 09:00 horas; passando pela Biboca, Fazenda do Marciano Braga, Catirina, Corguinho, Pasto e Varjão.
3) Saída de Vazante às 14 horas com destino ao Cabeludo, passando pelo Varjão, Pasto, Corguinho, Catirina, Fazenda de Marciano Braga e Biboca;
4) Retorno do Cabeludo para Vazante às 17:00 horas, perfazendo o mesmo trajeto do item 1.
Linha 3 - FAZENDA JOSÉ BERNARDES/VAZANTE (via Lagoa do Xupé, Gameleira, Rio Escuro e Vazamór).
1) Saída da Fazenda Bernardes às 07 horas com destino a Vazante, passando pela Lagoa do Xupé, Gameleira, Rio Escuro, Bagres e Vazamór.
2) Retorno de Vazante para a Fazenda Bernardes às 14 horas, passando pelo Vazamór, Bagres, Rio Escuro, Gameleira e Lago do Xupé.
Linha 4 - BAGRES/VAZANTE:
1) Saída dos Bagres às 07:00 horas com destino a Vazante, passando pelo Vazamór, Barreiro e Salôbo.
2) Retorno de Vazante para os Bagres às 12:00 horas, passando pelo Salôbo, Barreiro e Vazamór.
3) Saída dos Bagres às 15:00 horas com destino a Vazante, perfazendo o mesmo trajeto do item 1.
Linha 5 - CRUZEIRO DA SERRA/VAZANTE:
1) Saída da Igreja no Cruzeiro da Serra às 08:00 horas com destino a Vazante, passando pela Matinha, Carrapato(Carioca) e Guariroba.
2) Retorno de Vazante para o Cruzeiro da Serra às 12:00 horas passando pela Guariroba, Carrapato(Carioca) e Matinha.
Linha 6 - VAZANTE/RIO ESCURO:
1) Saída de Vazante às 10:00 horas passando por Vazamor, Bagres, Cabeludo e Rio Escuro.
2) Retorno às 13:00 horas.
Linha 7 – VAZANTE/MACAÚBA (VIA Claro de Minas e Entroncamento):
1) Saída de Vazante às 07:00 horas com destino ao bar da Macaúba, passando pelo Claro de Minas e Entroncamento Vazante/Guarda-Mór/Coromandel.
2) Retorno da Macaúba para Vazante às 09:00 horas, passando pelo Entroncamento e Claro de Minas.
3) Saída de Vazante às 14:00 horas com destino ao Bar da Macaúba, passando pelo Claro e Entroncamento.
4) Retorno da Macaúba para Vazante às 16:00 horas, passando pelo Entroncamento e Claro de Minas.

Fonte: Rádio Montanheza

VAZANTE: ELEITOR VOTA AOS POUCOS

Em Vazante o processo eleitoral transcorre de maneira tranqüila. Agora pela manhã (09h19) ainda é muito pequena a movimentação do eleitor nos lugares de votação.

PATOS DE MINAS: SEM PESQUISA

Ao contrário de outras eleições, os cerca de 105 mil eleitores de Patos de Minas vão às urnas no próximo domingo (07) sem conhecer uma pesquisa eleitoral elaborada através de dados científicos e com a confiabilidade exigida pela Justiça Eleitoral. A ausência dessas informações dificulta principalmente para os indecisos, que segundo levantamentos preliminares, somam mais de 20% do eleitorado.

Sem pesquisas eleitorais elaboradas com base em dados científicos e registradas na Justiça Eleitoral, a dúvida aumenta entre a população. Quem será o vencedor das eleições municipais 2012 para administrar o futuro de Patos de Minas? Pedro Lucas diz que está na frente e confia na vitória. Béia Savassi também afirma que lidera a preferência do eleitorado. Já Amarildo Ferreira argumenta que as pesquisas não foram divulgadas porque só ele cresceu durante a campanha.

Muitas pesquisas até foram feitas. Algumas chegaram a ser registradas, mas as pessoas que encomendaram o estudo optaram por não divulgar. Uma enquete chegou a ser mostrada, mas teve que ser retirada das emissoras de rádio e TV por determinação do Juiz Eleitoral Dr. Tenório Silva Santos. E pelo que tudo indica nenhuma pesquisa eleitoral será divulgada antes da eleição. Um único registro foi feito junto ao Tribunal Regional Eleitoral no dia 02 de outubro. Como são necessários cinco dias para a divulgação, os números só poderão ser divulgados após a votação.

fonte: patoshoje

ELEIÇÕES EM BELO HORIZONTE-MG: QUEM ESTÁ CERTO? IBOPE OU DATAFOLHA?

Os dados do Datafolha informam que, com 95% de probabilidade de acerto, o prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição, terá hoje entre 42% e 46% dos votos do eleitorado em BH (a média é de 44%). O candidato Patrus Ananias (PT), segundo o Datafolha, terá, com 95% de probabilidade de acerto, algo entre 36% e 40% dos votos  (a média é 38%). A estimativa média de votos de Patrus somada às médias das candidatas Maria da Consolação (PSOL) - 3% -  e Vanessa Portugal(PSTU) - 2%, alcançaria, segundo o Datafolha, 43% do eleitorado da capital mineira. Considerando os votos válidos - que excluem indecisos, brancos e nulos - Lacerda estaria com 50% dos votos válidos e o conjunto dos demais candidatos com 50%. Portanto, Lacerda de um lado e os outros candidatos do outro, terão algo entre 48% e 52% dos votos. A ocorrência de segundo turno está, assim, indefinida.

No Ibope a interpretação é outra. Marcio Lacerda, segundo este instituto, terá hoje 46% dos votos, considerando a margem de erro, algo entre 43% e 49%. Patrus terá, segundo o instituto, 33%, ou seja, algo entre 30% e 36%. Os votos de Patrus somados aos de Maria da Consolação (3%) e de Vanessa Portugal (1%), alcançariam 37% do conjunto do eleitorado. Pensando na margem de erro, entre 34% e 40%. Considerando apenas os votos válidos, o Ibope informa Lacerda com 55% e os outros candidatos com 45%, o que descarta o segundo turno.

ELEIÇÃO EM UBERABA

Em Uberaba, no Triângulo, sétimo colégio eleitoral do estado, 213.388 eleitores estão aptos a votar este ano, mas dificilmente saberão hoje quem será o próximo prefeito. Com base nas últimas pesquisas de intenção de voto, as urnas devem revelar apenas o nome que disputará o segundo turno com o candidato do PMDB, Paulo Piau, no dia 28. Além de Paulo Piau, estão no páreo para o segundo turno, tecnicamente empatados, Adelmo Carneiro Leão (PT), Antonio dos Reis Lerin (PSB), Fahim Sawan (PSDB) e Wagner do Nascimento (PTC). A candidatura independente do PPS, Edson Santana, aparece na lanterna. Depois de racha no PMDB entre o atual prefeito Anderson Adauto (sem partido) e Piau, quem recebeu o apoio do governo municipal foi Adelmo. Esta será a primeira vez que as eleições municipais em Uberaba não serão decididas no primeiro turno. (Gisele Barcelos)

ELEIÇÃO EM UBERLÂNDIA

O deputado federal Gilmar Machado (PT) deverá ser eleito hoje prefeito de Uberlândia, no Triângulo, levando o partido pela primeira vez ao governo da cidade, segundo colégio eleitoral do estado, com 444.243 eleitores. O principal rival do petista na disputa é o deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), apoiado pelo atual prefeito, Odelmo Leão (PP). Na última pesquisa Instituto MDA/Estado de Minas, Gilmar era o preferido de 59,4% dos eleitores, contra 26,7% que afirmaram votar em Luiz Humberto e 1,4% em Gilberto Cunha (PSTU). O PT vinha como que anunciando a chegada ao comando da cidade. O ex-presidente Lula foi o candidato mais votado nas duas eleições que venceu, em 2002 e 2006, e a presidente Dilma Rousseff (PT), em 2010, teve mais que o dobro do segundo colocado, José Serra. (Leonardo Augusto

GUARDA-MÓR A HORA DA VERDADE

Eleição promete em Guarda-Mór. Após muitas especulações chegou a hora da verdade. Quem ganhará a eleição? Edgar ou o atual prefeito Gilmar? O ambiente é de muita expectativa e emoção.

ELEIÇÃO EM LAGAMAR

Em lagamar a disputa eleitoral caminha para a sua reta final. Com o prefeito Ari Batista depois de ter sido eleito duas vezes  eleger agora o Jorge Olívio. Já o Dr. Cássio Marra tenta pela a quarta vez ser prefeito da bela Lagamar. Agora é esperar passar às cinco da tarde para saber quem sairá vitorioso.

ELEIÇÃO EM LAGOA GRANDE

Lagoa Grande vive uma eleição que envolve Dr. Márcio e Edson Sabino. A cidade viveu um processo eleitoral diferente das cidades da região. Lá a campanha foi embalada com bandeiras, fogos, carros de som, alegria e muita energia. O município viveu uma grande festa democrática. Agora é esperar o resultado. Com certeza quem vencer fará uma grande manifestação popular.

A ELEIÇÃO EM VAZANTE

Vou usar uma palavra que o mineiro adora, quando deseja fazer uma expressão um pouco pesada. Talvez essa campanha tenha sido uma das mais “custosas” diante do exagero de alguns equívocos cometidos durante o processo eleitoral por algumas pessoas. Agressões verbais, xingamentos coisas que nada engrandecem o poder da democracia.

Hoje, uma bela manhã de domingo 07 de outubro) com sol, o vazantino está indo as urnas para escolher o prefeito de sua cidade e os vereadores que irão compor a nova Câmara Municipal. Diferente de alguns momentos da campanha o cidadão está indo as urnas de maneira tranquila e democrática, com um ar forte de cidadania.

É, isso que todos que gostam do bom debate deseja. Que o eleitor estrela maior do processo eleitoral vote de forma tranqüila e soberana. Respeitando a Justiça Eleitoral e exercendo com altivez o pleno exercício da liberdade democrática