domingo, 14 de outubro de 2012

PSDB FOI O PARTIDO QUE FEZ MAIS PREFEITO EM MINAS


Em Minas, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos, com 142 eleitos (16,7%) seguido do PMDB com 117 (13,7%) e o PT com 114 (13,4%). Em relação aos vereadores eleitos, a mesma sequência se confirmou: PSDB com 229 eleitos (11,7%), PMDB com 218 (11,1%) e o PT com 191 (9,6%).

Entre os prefeitos eleitos em Minas, a maioria deles informou à Justiça Eleitoral ser prefeito (121), empresário (100), comerciante (69) e produtor agropecuário (48). Entre os vereadores eleitos, a maior parte é formada de vereadores (1465) e servidores públicos municipais (995).

Nessas eleições 2012, foram eleitas 213 vereadoras e 71 prefeitas.

O PMDB participa nos principais municípios mineiros onde haverá segundo turno. Em Juiz de Fora e Uberaba o partido liderou a votação no primeiro turno com seus candidatos a prefeito Bruno Siqueira e Paulo Piau, respectivamente. Em Montes Claros, a sigla tem o vice-prefeito Zé Vicente na chapa de Ruy Muniz e em Contagem o PMDB apóia a chapa de Carlin Moura (PC do B).

LAGOA GRANDE-MG: DR. MÁRCIO " JEITO MINEIRO INTELIGENTE DE FAZER POLÍTICA "


A eleição de Lagoa Grande-MG ratificou o jeito mineiro de fazer política com a vitória de Dr. Márcio Valeriano (PRB). Articulador atencioso e com uma grande visão política. Soube como poucos fazer uma campanha organizada, positiva, com propostas e idéias para a população.

Pregando sempre a união por uma Lagoa Grande cada vez mais unida e fraterna, Dr. Márcio soube mexer com a emoção da população, como por exemplo durante o abraço feito a lagoa da cidade com a presença de mais de 1.500 pessoas de mãos dadas, um dos momentos mais marcantes da campanha.

Sem falar das grandes caminhadas, carreatas,reuniões e comícios que transformaram a cidade numa grande festa popular.

A sua vitória, é o sinônimo que mesmo numa cidade pequena é fundamental fazer uma campanha  responsável e profissional; sem ofender, nem xingar quem quer que seja.

Sem dúvida a vitória de Dr. Márcio Valeriano em lagoa foi um marco importante do jeito inteligente de fazer política. Garra, determinação, emoção, proposta e idéias, com uma boa dose de alegria e muito entusiasmo. Nossos votos que faça um grande governo!!!

 

VAZANTE-MG: NOVO CENÁRIO POLÍTICO


Com a derrota o cenário político de Vazante toma um novo rumo. Quem é situação hoje, passa naturalmente a ser oposição amanhã.

A eleição desse ano mexeu com os ânimos e com a vontade política de muita gente. São evidentes sinais que novos grupos se formarão já pensando na eleição de 2014; ano da eleição para governador, senador, deputado federal e estadual.

Tudo indica que Vazante não será mais a mesma politicamente a partir do próximo ano. Tudo caminha para o surgimento de novas lideranças e alianças.

Na oposição o PSD e o PMDB terão que passar por um processo de reflexão. É preciso que haja mais debate e discussão interna.

No grupo da situação já há quem diga que Dr. José Benedito não ficará no PHS. Deve ser seduzido pelo o canto do governador do estado, Antônio Anastasia.

As outras legendas terão que refazer suas idéias e criar novos caminhos, que podem ser incluisve na oposição , situação ou formando a terceira força.

 

VAZANTE-MG: DR. JOSÉ BENEDITO PODE SUPREENDER


Como todo mundo sabe em Vazante  Dr. José Benedito tem lá suas limitaçãos administrativas. Mas politicamente de bobo não tem nada. Quem acha que entregará o comando do governo a uma ala do grupo pode começar colocar sua barba de molho.

Muito ligado a sua esposa Amélia, que a partir de primeiro de janeiro de 2013, será primeira dama, ele estaria pensando em leva-la para o governo com a finalidade de ratificar suas ações no executivo municipal, com a possibilidade da mesma ocupar  cargo influente no social, pasta que o novo prefeito pretende dar  atenção especial.

Como todos sabem o grupo que ganhou a eleição teve duas fortes correntes internas. Uma comandada pelo o advogado Dr. Marciano Borges que viabilizou Jeovanine de vice. A outra comandada pelo o empresário Renê Rodrigues que tentava viabilizar o nome de Marquinhos de House Bike na chapa.

Os dois grupos agora disputam espaço no governo de Dr. José Benedito nos bastidores. Só que experiente o médico guarda na manga nomes que fazem parte do grupo da sua confiança.

Pessoas que poderão voltar ao poder sem o aval do atual grupo que ajudou o eleger. Dr. José, conhece muito bem a realidade política local, e estaria planejando desenhar um novo quadro no seu novo governo, inclusive desagradando parte do seus aliados.

Por tanto não se supreendam que nomes que estiveram com Dr. José nas administrações passadas retornem para ocupar espaços importantes , tirando o sonho de várias pessoas esperançosas em ocupar cargos a partir de primeiro de janeiro de 2013.

 

VEREADORES NÃO TÊM NEM OS VOTOS DOS FAMILIARES

Para 27 candidatos a vereador em Belo Horizonte, a busca pelo voto nas eleições municipais deste ano acabou se tornando uma frustração. Eles representam uma parcela, entre os 1.287 postulantes à uma cadeira na Câmara Municipal da capital, que não recebeu nenhum voto ou foi lembrada apenas por eles próprios. Ou seja, nem mesmo os familiares deles os escolheram nas urnas.

WILL NUNES E A TAXA DE ESGOTO NA ELEIÇÃO DE VAZANTE

Analisando a derrota do ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guiimarães talvez o maior defeito da estratégia de campanha tenha sido não ter tido a capacidade de explicar a taxa de esgoto e não respondido as agressões , xingamentos e mentiras que marcaram a campanha.

Enquanto durante 4 anos Jacques foi massacrado principalmente pela o projeto que criou a taxa de esgoto, o povo simplesmente esqueceu de obras marcantes das suas administrações que foram inúmeras.

Sem falar que durante o governo Orlando e Gabriel foi realizado o maior sonho da população a mudança da água de Vazante.

Mas pensando bem, isso é a democracia. A liberdade no pleno exercício da cidadania. Muitos diziam que Dr. José Benedito foi prefeito numa época distante que a população não conhecia mais suas administraçõe anteriores. Talvez aí, tenha sido uma vantagem, ele chegou pregando um discurso que queira quer ou não agradou boa parte da população.

Alguns dizem que Jacques não é político pela a sua maneira discreta, racional nas suas decisões. Mas ninguém nega sua marca de uma dos maiores prefeitos da história de Vazante.

Por isso baseado nos seus princípios de não agredir quem quer que seja esteja ele com a consciência tranquila que o poder é apenas uma consequência, não algo acima do bem e do mal.

Como grande vazantino que é, mesmo tendo sido vítima de ataques equívocados, maldosos, preferiu ao perder nas urnas, fazer como os grandes estadistas: agradeceu a população pela a votação obtida desejando boa sorte aos novos ocupantes do poder.

Não fez nenhuma referência aos inúmeros ataques sofridos, conteve toda a emoção e deixou claro seu amor pela a sua terra.

Talvez tenha sido a grande lição dessa campanha. Uma eleição deve ser disputada discutindo idéias e projetos, respeitando sempre o adversário e o semelhante.

Cabe à todos nós que amamos essa Vazante torcer para que o novo governo atenda os anseios da população fazendo um grande governo. E que a nova equipe administrativa cumpra a principal promessa da população. O fim da taxa de esgoto.

Já que a mesma taxa que provavelmente derrubou o grupo da situação, talvez seja justamente ela que prejudique o novo governo que toma posse em janeiro 2013.

Lembrando que a taxa de esgoto é uma realidade que deve atingir no curto espaço de tempo todos os municípios, inclusive aqueles que renovarem contrato com a Copasa.
É, bom lembrar que quando Orlando Fialho estava ocupando o cargo de prefeito tentou de tudo para pelo menos baixar o valor e não conseguiu. Ou seja, a população agora não exige apenas vontade política para resolver a questão, ela exige o fim da taxa.

Que a nova oposição mantenha-se fiel aos seus princípios atuando de maneira responsável e ética defendendo principalmete as causas justas que atendam a vontade da nossa população.