quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

WILL NUNES: GRANDE GETÚLIO VARGAS

Lendo sobre Getúlio Vargas fiquei impressionado pela a suas obras durante o periodo que administrou o país:

O estadista brasileiro, Getúlio Dornelles Vargas reorganizou os partidos, fundou o PSD e o PTB, estabeleceu o voto feminino, o voto secreto, criou a Previdência Social, criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estatizou a geração de energia elétrica, criou a carteira de trabalho, criou a Fábrica Nacional de Motores , criou a Rádio Nacional, criou o Museu Imperial de Petrópolis, a resguardar assim a memória do Século XIX, criou a Eletrobras, criou o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), instituições essenciais para a formação de mão-de-obra especializada, pois Getúlio Vargas estava a iniciar a industrialização do País. Os empresários da Fiesp acham que foram eles que criaram o Sesi e o Senai. E os Marinho e os executivos das Organizações(?) Globo pensam que o "Criança Esperança" é programa de governo. Seria cômico se não fosse trágico.

O Brasil, até então, era um País de herança escrava, atrasado. Cerca de 70% da população, em 1930, vivia no campo. Para ilustrar ou dimensionar o que foi Getúlio Vargas recorro ao saudoso professor, fundador da Universidade de Brasília (UnB) e criador do CIEP, senador Darcy Ribeiro, que disse a seguinte frase: "Quando você pensa que coisas elementares para qualquer País como os Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho não existiam no Brasil antes de 1930; quando você pensa que não havia jornada de oito horas de trabalho, não havia direito a férias, a sindicato, à greve, e constata que quem introduziu isso tudo foi Getúlio, mesmo reconhecendo seus defeitos não se pode esquecer sua importância histórica".

WILL NUNES: ENCONTRO CASUAL COM O PREFEITO DE LAGAMAR

Hoje a tarde em Vazante casualmente encontrei  o prefeito de Lagamar Cássio Marra e o secretário da fazenda Antônio Celso. Num rápido bate papo, segundo eles apesar das dificuldades encontradas no ínicio do governo municipal existe um  forte sentimento de determinação que a administração vai superar os obstáculos e fazer uma grande gestão. Na ocasião os dois me convidaram para comemorar com a comunidade lagamarense a festa dos 50 anos de emancipação política que acontecerá  no próximo mês (março). Agradecido pelo o convite, com certeza será uma honra participar do evento.

DELVITO PRECISA MANTER ACESA A BASE NA REGIÃO

Com uma forte atuação quando era deputado em Vazante, o atual prefeito de Unaí , Delvito Alves deve reforçar a força do PTB em Vazante. Com o seu jeito simples de articulador político ,  muito ligado ao governador Anastasia,  Delvito precisa manter suas bases , por isso é fundamental que começe articular essas ações no sentido de manter acesa sua força política na região.

UNAÍ-MG: PRESIDENTA DA CÂMARA SE DESTACA PELA A FORMA DEMOCRÁTICA

A jovem presidenta da Câmara Municipal de Unaí-MG, Luciana Alves (PTB) tem se destacado pela a maneira democrática como debate as idéias na Casa Legislativa. Atenta ao cotidiano da população ela ressalta a necessidade de ouvir os anseios da população com a finalidade de traçar novos caminhos para a ratificação do exercício pleno da cidadania.

COM 81 ANOS MALUF QUER MAIS UM MANDATO

O deputado Paulo Maluf (PP-SP), de 81 anos, avisa que já decidiu se lançar candidato a mais um mandato na Câmara no ano que vem. O parlamentar vai além: diz que, se não fosse pela idade, quem sabe até se arriscaria na disputa por um cargo Executivo.
Afinal, afirma Maluf, os feitos de suas gestões como prefeito e governador do Estado perduram até hoje. “A idade empurra a gente para o Legislativo.”
Condenado a devolver US$ 28 milhões à prefeitura paulistana, Maluf diz que as fortes chuvas que atingiram São Paulo na última semana são prova da eficiência de sua administração. “Vai ver se o Pacaembu alagou? Alagou, nada. Onde eu construí piscinões não encheu”, disse o deputado.

COLLOR DESEJA VOLTAR A PRESIDÊNCIA

Depois de dez anos do PT no poder, e do senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) adotar um tom mais duro, assumindo uma postura de presidenciável, com a fala sobre os “13 fracassos” do PT, a sucessão presidencial acaba de ganhar mais um ingrediente. Desta vez, surpreendente. Fernando Collor de Mello, ele mesmo, está voltando. Pessoas próximas ao senador alagoano garantem que ele pensa em disputar, novamente, a presidência da República, em 2014.
O entusiasmo de Collor decorre de algumas pesquisas reservadas, feitas em todo o País, que incluem seu nome entre os possíveis presidenciáveis. Aqueles que se declaram inclinados a votar no senador alagoano oscilam entre 14% e 16%, alcançando um universo próximo a 22 milhões de eleitores. É mais, por exemplo, do que têm o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, e a ex-senadora Marina Silva, que pretende criar o partido Rede Sustentabilidade. “Se a eleição vai ser parecida com a de 1989, com tantas candidaturas, por que não eu?”, disse o parlamentar alagoano, que conquistou espaço até na esquerda, a um interlocutor próximo.