segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VAZANTE: ESTÃO PUXANDO O TAPETE DO VICE

O vice-prefeito Jeovanine tenta ocupar mais espaço no governo, mas existe uma ala puxando o tapete querendo ele cada vez mais distante de Dr. José Benedito. Porque será?

VAZANTE: GOVERNO PODERÁ TER DIFICULDADES DE PAGAR O 13º SALÁRIO DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL?

Funcionários da prefeitura estão assustados com os boatos que o governo municipal terá dificuldades para pagar o 13º salário. Eles aguardam um comunicado da atual administração desmentido essa informação.

VAZANTE: SECRETÁRIO DA FAZENDA SOFRE DESGASTE

A reclamação dos secretários sobre o secretário da fazenda, Renê Rodrigues é que ele estaria sem um planejamento de gastos, dificultando as ações de governo.

VAZANTE: EX-VEREADOR SEM ESPAÇO NO GOVERNO

Sem muito espaço no governo o ex-vereador e secretário de administração, Cabo Augusto está sentindo dificuldades de construir uma base para voltar a Câmara Municipal em 2016.

CEARÁ: GRUPO DOS GOMES VÃO PARA O "PROS"

O governador Cid Gomes (CE) e o ex-ministro Ciro Gomes, que semana passada deixaram o PSB, vão se filiar ao PROS. A decisão de filiar todos os integrantes de seu grupo político ao PROS deve ser formalizada amanhã. Os Gomes já vinham negociando a adesão ao PROS de deputados estaduais aliados regionais, que integram o PSDB e o PRB, que queriam deixar seus partidos. Sobre a preferência pelo PROS, Cid Gomes disse ontem a interlocutores de outros partidos.
- O nosso desejo é de sair todos juntos. No Ceará somos quatro federais, nove estaduais, 38 prefeitos e 220 vereadores. Um partido novo tem a vantagem: não há nenhum conflito na base - disse Cid nesta conversa. 
Sem disputas políticas locais a superar, os criadores do PROS, e seu presidente, Eurípedes Junior, também concordaram em reformular e adaptar o programa do novo partido. Há uma lista de temas, ainda não revelados ao público, previamente acertados para o caso do ingresso dos Gomes. Em conversa com políticos, ontem, o governador Cid Gomes relatou que ele e seu grupo político receberam convites para ingressar em vários partidos.


VAZANTE: SECRETÁRIO TENTA FAZER MUDANÇAS NA SAÚDE

Não tem sido fácil para o secretário municipal de saúde, Marquinhos da House Bike comandar a pasta. Jovem empresário sem experiência na pasta sente dificuldades em fazer a estrutura funcionar. Ligado ao secretário da fazenda, Renê Rodrigues, Marquinhos tenta inovar. Mas sente resistência para fazer determinadas transformações. No entanto ainda conta com o apoio do prefeito Dr. José Benedito.


BRASÍLIA: O MIGUÉ DE JOAQUIM RORIZ

Joaquim Roriz declara ser candidato ao governo do DF, em 2014, mas seu projeto real é catapultar a carreira política da filha, deputada Liliane (PRTB), que pode ser candidata a vice-governadora do DF.


PRESIDENTE DO GALO SERÁ O MAIS NOVO FILIADO DO PSB

O presidente do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, assinará na próxima quinta-feira (3) a ficha de filiação ao PSB.

O governador de Pernambuco e pré-candidato pessebista à Presidência, Eduardo Campos, irá a Pernambuco para o evento de filiação de Kalil, pela qual se empenhou pessoalmente nos últimos meses.

A intenção do PSB é lançar o cartola a um cargo majoritário (governador ou senador) em 2014. O partido aposta na imagem construída por Kalil, que recuperou as finanças do clube, contratou ídolos como Ronaldinho Gaúcho e levou o time a conquistar o título da Libertadores da América deste ano.

Campos promoveu recentemente uma intervenção no diretório mineiro do partido para destituir o lulista Walfrido Mares Guia e colocar em seu lugar o deputado federal Julio Delgado, alinhado com ele e, também, próximo ao tucano Aécio Neves.
Uma aliança entre PSDB e PSB no Estado, base eleitoral do também presidenciável Aécio, não está descartada.


GOVERNO FESTEJA CRESCIMENTO DA DILMA

O governo festejou o crescimento da presidente Dilma no Ibope. A expectativa é de um melhor desempenho quando entrar no radar o discurso na ONU. A presidente recebeu uma pesquisa do governador Jaques Wagner, na qual o candidato do PSB, Eduardo Campos, tem 0,9% na Bahia. O PT avalia, com base em outra pesquisa do Ceará, que o socialista só é forte em Pernambuco.



LAGAMAR: SERÁ QUE TEM UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL?

O governo municipal de Lagamar sangra diante do isolamento político do prefeito Dr. Cássio Marra. Com uma séria dificuldade financeira e uma crise política sem fim; principalmente com o avanço de uma CPI na Câmara. A atual administração luta para encontrar uma luz no fim do túnel.



VAZANTE: PPS UM PARTIDO EM ASCENSÃO

O presidente do PPS em Vazante, o farmacêutico José Romero é só satisfação. Sem muito barulho  já emplacou Marquinho Machado (secretário de obras), no governo municipal,  atraiu o ex-prefeito Alcides Diniz, pré-candidato a deputado estadual e tudo indica deve atrair outros nomes para fortalecer a legenda visando o próximo ano, mas principalmente 2016 (eleição municipal).



REFLETIR

“Quem não arrisca nada não precisa de esperança para nada.”
Friedrich Schiller


LAGOA GRANDE: PREFEITO ENFRENTA CRISE REALIZANDO O SONHO DA CASA PRÓPRIA

Com a visão de um governo de todos o prefeito de Lagoa Grande, Dr. Márcio Valeriano encara a crise realizando ações e projetos. Na última sexta-feira (27), dando continuidade o projeto do seu antecessor, entregou aos mutuários 37 casas do Conjunto Habitacional Francisco Mendes Moreira II.

Ao lado da comunidade, vereadores, deputados, lideranças políticas e do representante da COHAB em Minas, Daniel Marinho (diretor de habitação). Dr. Márcio disse que a sua gestão é séria e responsável. Que o seu  projeto é fazer um governo popular e de todos.

O ex-prefeito José Francelino elogiou a administração dizendo que apesar da crise que afeta os municípios o governo municipal continua trabalhando para superar as dificuldades.

O deputado estadual Heli Tarquínio elogiou a maneira como o prefeito Dr. Márcio Valeriano administra. Dizendo que o governo municipal faz uma gestão popular e democrática.

O deputado estadual João Bosco (Bosquinho), disse que o governo municipal está em boas mãos. Segundo ele o prefeito Dr. Márcio sabe como poucos administrar uma receita pequena  buscando acima de tudo recursos no estado e no governo federal. Ainda anunciou que em breve o Conjunto será asfaltado com recursos indicados por ele junto ao governo estadual.

O diretor de habitação da COHAB, Daniel Marinho elogiou o governo municipal, que já elaborou projeto para viabilizar a construção de novas casas para o município.




VAZANTE: O POVO ESPERA MAIS DA LIDERANÇA DO EX-PREFEITO JACQUES SOARES GUIMARÃES

É incontestável  a popularidade e a liderança do ex-prefeito Jacques Soares Guimarães. Eleito duas vezes para administrar Vazante, tendo sido um dos maiores prefeitos da história do município.

Peca quando não usa sua força política para se posicionar no contexto político da cidade. Talvés por não concordar com a política de fuxicos e de denegrir a imagem de quem quer que seja, prefere a vida reservada alimentada pela a sua clara timidez.

Hoje, diante do cenário político e administrativo que vive a cidade é natural que o seu nome novamente esteja na boca do povo, principalmente neste momento que a atual administração vive uma triste realidade.

Conhecido pela a maneira clara e direta como se relaciona com as pessoas, Jacques se consolidou como um nome que reúne todas as condições para manter acesa a chama da oposição.

Mas para isso, é preciso se posicionar, articular e oferecer novos caminhos para o município de Vazante. Não basta apenas ter a popularidade em alta, ser reconhecido como um grande ex-prefeito, um administrador competente. É, preciso algo a mais, é fundamental unir os companheiros, fortalecer seu grupo, e expressar abertamente o seu amor pela a sua cidade, lutando por novos ideais.

Quem tem a popularidade de Dr. Jacques Soares Guimarães e o legado de um nome construído como grande administrador não pode ficar ausente de um grande debate para que Vazante tenha novamente uma voz forte para levar os vazantinos a esperança de uma cidade cada vez melhor para todos.







VOTO ABERTO

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, que acaba com o voto secreto de parlamentares, pode entrar na pauta de votações do Senado nesta semana. A chamada PEC do Voto Aberto passou, na última quinta-feira (26), pela terceira das cinco sessões de discussão necessárias para a votação em primeiro turno na Casa.

O texto aprovado pela Câmara dos Deputados prevê o fim do voto secreto em todas as votações, de modo que os parlamentares tenham que votar abertamente nas escolhas de presidente da Mesa Diretora, nas indicações presidenciais para cargos no Executivo e no Judiciário, nas apreciações de vetos presidenciais e nos processos de cassação de mandato.



PREFEITURAS: FPM COMEÇA A REAGIR

Depois de muito sufoco os prefeitos começam a respirar melhor com o  Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pelos cálculos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ao somar os três depósitos de setembro, FPM do mês fecha com R$ 4.662.150.112,31. O que representa aumento de 9,2% – em termos reais – no valor distribuído no mesmo período do ano passado.

Com o aumento registrado, em relação a setembro de 2012, o acumulado do ano apresenta aumento real de 1,3%. Até o momento, o Fundo soma R$ 52,38 bilhões. E a previsão da STN para outubro também é de crescimento nos repasses. Espera-se um aumento de 9,6% em relação ao mês de setembro.

Quem planejou a administração levando em consideração as oscilações dos valores do FPM criou condições para criar perspectivas para o futuro, agora quem não fez o deve de casa, continua passando por sérias dificuldades.


FALTAM CINCO DIAS DO PRAZO FINAL PARA QUE CANDIDATOS MUDEM DE PARTIDOS

A cinco dias do prazo final para que candidatos às eleições de 2014 mudem de partidos, a semana será ainda mais intensa do que a passada, quando a formalização das novas siglas PROS e Solidariedade detonou o gatilho das negociações entre deputados federais insatisfeitos e os “caciques” das novas legendas, Eurípedes Júnior e o deputado federal Paulinho da Força (SP), respectivamente.

De Minas, estão certas as filiações do deputado federal Ademir Camilo – que está no PSD – e da deputada estadual Liza Prado (PSB) ao PROS. O novo partido será presidido no estado por Camilo e vai dar apoio à candidatura de Fernando Pimentel ao governo. Já o Solidariedade será presidido no estado por um deputado federal , que poderá ser Jaime Martins, que está no PR, José Humberto, do PHS, ou Dr. Grilo, do PSL – todos estudando se migrarão para a nova legenda. O Solidariedade apoiará ao Palácio da Liberdade a candidatura do campo tucano, ainda indefinida.

Na pauta do TSE, nesta quarta-feira, o julgamento do processo de formalização da Rede, de Marina Silva. A decisão da Corte favorável ao Solidariedade, apesar das denúncias e questionamento em relação às assinaturas, deixa os adeptos da nova sigla, que se intitulam “sonháticos”, na expectativa de que também o partido de Marina, que não teve as assinaturas necessárias aprovadas pelos cartórios eleitorais, passe pelo crivo.

ASSEMBLEIA DE MINAS: CONCURSO PÚBLICO

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) anunciou as regras e os prazos para o novo concurso público. O concurso vai preencher 27 vagas de nível superior, sendo três para pessoas com deficiência, no cargo de analista legislativo. O edital está disponível no Diário do Legislativo, no site da Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), organizadora do concurso.

As vagas são para dentista (1); enfermeiro (1); engenheiro eletricista (1); consultor administrativo (5) e consultor legislativo, na área de interlocução social e desenvolvimento de projetos institucionais (2). Na especialidade de relações públicas, serão quatro vagas, divididas entre relações públicas (2) e cerimonial (2). E na especialidade de analista de sistemas, há vagas nas áreas de desenvolvimento de sistemas (6), administração de rede (2) e suporte técnico (5).

As inscrições devem ser feitas a partir das 9 horas do dia 2 de dezembro de 2013 até às 19 horas do dia 2 de janeiro de 2014, no site da Fumarc. O candidato deve acessar a opção “Concurso Público da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. O valor da inscrição é de R$ 115.


VINCULAR MANDATO DOS PREFEITOS NO CUMPRIMENTO DE METAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

A proposta de vincular o mandato dos prefeitos de municípios brasileiros ao cumprimento de metas na área da educação desagrada aos chefes do Executivo de cidades do interior de Minas. Segundo o Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7.420), que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, os políticos podem ficar inelegíveis por quatro anos caso os indicadores educacionais piorem ao fim de suas gestões. O texto será tema de uma audiência pública que deve ocorrer ainda neste mês no Congresso.


VAZANTE: VEREADOR REGINALDO FERREIRA LIDERA ENQUÊTE POPULAR

Com início dia 15/09 e término domingo, dia 29/09, a enquete com o propósito de pesquisar qual o vereador mais atuante na cidade de Vazante em 2013, teve como resultado o vereador Reginaldo Alves (PSB).
A enquete teve 506 votos, sendo apenas um por IP de internet.
Neste ano a Câmara Municipal de Vazante conta com 11 vereadores, dois a mais do que em anos anteriores. Do total, cinco foram reeleitos e outros seis assumem a posição pela primeira vez.
Reginaldo Alves (PSB) foi eleito nas eleições de 2012 como vereador mais bem votado com 776 votos.
Tabela de colocação:
Reginaldo Alves
22.9%
Eli Custódio
14.8%
Sebastião Guimarães
11.9%
Gilnei Gonçalves
11.3%
Romildo Pereira
10.3%
Edgar Rosa
7.3%
Magda Morato
5.9%
Belchior Araújo
5.1%
Cezar Ezequiel
4%
10º
Wilson Rodrigues
3.6%
11º
Leonardo Antônio
3%


Autor: Danilo Campos 
(Vazante.net)

OBS: não podemos comparar uma pesquisa qualitativa e quantitativa com enquête , são duas coisas distintas. Mas não deixa de ser uma forma de medir a temperatura política. No caso de Vazante o vereador Reginaldo parece continuar obtendo uma boa aceitação popular.