terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FIM DAS ABELHAS PODE ACABAR COM A HUMANIDADE

Mel e ferroadas são a marca registrada das abelhas para a imensa maioria das pessoas. Porém, a grande capacidade polinizadora desse inseto é a sua mais importante função na natureza. Dela depende a sobrevivência de muitas espécies, incluindo os humanos. “Se as abelhas desaparecessem da face da Terra, a espécie humana teria somente mais quatro anos de vida. Sem abelhas, não há polinização, ou seja, sem plantas, sem animais, sem homens.” Tal assertiva, creditada ao físico alemão Albert Einstein, ilustra bem o papel vital exercido por esses insetos.
Nesse contexto, o cenário atual não é de tranquilidade. Isso desde que, em 2011, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) emitiu um alerta sobre as consequências que o sumiço das abelhas pode causar. O desaparecimento de colônias desses animais, antes limitado à Europa (onde o fenômeno começou a ser notado no fim da década de 1960) e à América do Norte, ultimamente está sendo também observado na África (Egito) e na Ásia (China e Japão).
Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, estimam que um terço dos alimentos consumidos pelo homem são diretamente dependentes do papel das abelhas na natureza, e que elas são responsáveis pela polinização de 80% dos cultivos existentes. As monoculturas, a intensificação do uso de agrotóxicos e as queimadas são prováveis causas da diminuição acelerada desses insetos. A domesticação para a produção de mel também é citada, visto que, nesse caso, as espécies descendentes geralmente não conseguem mais sobreviver na natureza. A recente guerra no Iraque, com uso de explosivos em larga escala, causou a diminuição de 90% das colônias naquele país, dizem os cientistas americanos.
20131216-102440.jpg

FIM DE ANO: FUNCIONAMENTO BANCÁRIO

Os bancos vão fechar no último dia útil do ano, 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As agências bancárias também fecham no Natal.

De acordo com a Febraban, no dia 24 de dezembro, os bancos podem estabelecer horários especiais, desde que garantam ao público um atendimento mínimo de duas horas. Na véspera do Natal, as agências localizadas nos estados que seguem o horário de Brasília irão abrir ao público das 9h às 11h. Nesse horário vão funcionar as agências do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

As agências localizadas em estados com diferença de três horas em relação à Brasília irão atender o público das 7h às 9h. Em agências localizadas nos demais estados, o atendimento será das 8h às 10h, seguindo o horário local.

A Febraban lembra que, nos dias em que as agências estiverem fechadas, os clientes poderão utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (26 de dezembro e 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).


MULHERES PREFEREM CELULAR DO QUE SEXO

iphone
Um estudo realizado com 3.583 mulheres nos Estados Unidos afirma que quase metade delas (48%) prefere ficar sem sexo do que sem o smartphone durante um mês. Cerca de um terço (34%) diz que seria melhor passar um mês sem a melhor amiga do que sem o telefone. A pesquisa divulgada na segunda-feira (9) foi realizada em parceria entre a revista “Real Simple” e o site “Huffington Post”.
Entre as voluntárias que responderam o questionário com 25 perguntas, 47% deixam o telefone na cabeceira para pegá-lo logo que acordam. Cerca de 39% admitem usar o aparelho no banheiro; 15% já fizeram isso na igreja, em um casamento ou um velório; 13% realizaram essa ação em uma reunião importante.
Em um caso extremo, uma entrevistada disse ter comprado uma capa à prova d’água para visualizar notícias no celular enquanto tomava banho.
Três quartos das mulheres (76%) conferem informações em seus smartphones ao menos uma vez por hora  – essa mesma porcentagem admitiu já ter digitado um texto no aparelho enquanto dirigia. Entre as “ultraconectadas”, quase metade usa o smartphone a cada 15 minutos ou menos, mas apenas 27% admitem ser viciadas nesses eletrônicos

PRESIDENTE DO PMDB DE MINAS, DIZ QUE O MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE É UM DOS NOMES DO PARTIDO PARA DISPUTAR O GOVERNO MINEIRO

"Não podemos mais nos conformar com a garupa". A declaração do deputado federal e presidente do PMDB em Minas Gerais, Saraiva Felipe, praticamente "carimba" a candidatura própria da legenda peemedebista para o governo estadual em 2014. Durante encontro com lideranças do PMDB mineiro, neste domingo (15), em Belo Horizonte (MG), o parlamentar assegurou que tem o aval da cúpula nacional da sigla para que o partido alce um voo estadual.
Dentro PMDB três nomes são cotados para disputar o Palácio da Liberdade: o senador Clésio Andrade, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o empresário Josué Gomes, filho do ex-presidente da República José Alencar. Quem também estava presente no evento foi o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Segundo o congressista, o partido deve lançar o maior número de candidaturas possível, pois, caso contrário, será abduzido.
Por sua vez, Josué Gomes garantiu que não pretende ser candidato, apesar de ter defendido a postulação própria. "Me filiei ao PMDB sem nenhuma pretensão de candidatura, me filiei como militante. Sou um soldado no quartel. Estou aqui para cumprir a missão que os generais determinarem", disse. Para ele, Minas é preciso "alternância no poder, pois Minas "precisa de mudança".
No evento, os peemedebistas ressaltaram que não passam de boatos as informações de que o partido indicaria o vice na chapa do PT, que tem como candidato o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. "Não iremos a reboque do PT", disse Antônio Andrade.


CONCURSO PÚBLICO PARA AGENTES PENITENCIÁRIOS

A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS - MG), juntamente com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), publicou a abertura dos Concursos Públicos nº 8 e 9/2013, destinados ao provimento de 4.355 vagas. Existe a previsão de 170 vagas de agentes penitenciários e 15 agentes socioeducativos para Patos de Minas.

O CP nº 8/2013 destina-se à convocação de 3.535 Agentes de Segurança Penitenciário, sendo 450 vagas femininas e 3.085 masculinas. Os profissionais atuarão nas cidades de Belo Horizonte (75), Contagem (580), Vespasiano (220), Juiz de Fora (261), Uberaba (145), Lavras (180), Divinópolis (226), Governador Valadares (157), Uberlândia (166), Patos de Minas (170), Montes Claros (190), Ipatinga (316), Barbacena (108), Curvelo (108), Teófilo Otoni (216), Unaí (91), Pouso Alegre (158), ou Poços de Caldas (168).
Já o CP nº 9/2013 visa à contratação de 820 Agentes de Segurança Socioeducativo, considerando que 92 vagas são femininas, 728 masculinas, e do total, 82 são reservadas a pessoas com necessidades especiais.

Os servidores nomeados por meio deste certame desempenharão suas atividades nos municípios de Belo Horizonte (330), Contagem (50), Juiz de Fora (40), Uberaba (60), Divinópolis (40), Governador Valadares (35), Uberlândia (35), Patos de Minas (15), Montes Claros (40), Curvelo (90), Teófilo Otoni (25), ou Unaí (60).

O período de inscrição de ambos os certames segue de 10 de fevereiro de 2014 a 10 de março de 2014, exclusivamente pelo site www.ibfc.org.br, nos links do CP 08 e do CP 09, com o recolhimento da taxa no valor de R$ 50,00.
A remuneração devida às funções será de R$ 2.655,00, correspondente ao regime de 40 horas semanais de Dedicação Exclusiva, podendo ser desempenhado na forma de plantões. Para tanto, os candidatos devem possuir ensino médio completo, ou curso profissionalizante equivalente.


PSDB DIVIDIDO EM MINAS

O secretário Danilo de Castro (MG) quer decidir já o candidato do PSDB ao governo mineiro. Seu nome é o de Pimenta da Veiga, tendo como vice o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PP). O outro postulante, o deputado Marcus Pestana, quer adiar qualquer decisão. Sua intenção é jogar para a frente, na expectativa de atrair o PMDB.