sábado, 1 de março de 2014

A FORÇA DO SISTEMA DE COOPERATIVA DO SICOOB

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.

É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) que tem a finalidade de defender os interesses das cooperativas representadas, ofertar serviços, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica.

Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil S.A. (Bancoob) especializado no atendimento às cooperativas de crédito e cujo controle acionário pertence às cooperativas do Sicoob; a Bancoob DTVM, distribuidora de títulos e valores; o Sicoob Previ, fundação que oferece plano de previdência complementar; a Cabal Brasil, bandeira e processadora de cartões e a Ponta Administradora de Consórcios.

Conta ainda com o Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), que confere credibilidade ao Sistema e garante a proteção dos recursos dos seus associados.

A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento.

As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.
 
Em Vazante a força do Sicoob Credivaz é uma realidade. Com uma gestão séria e comprometida com metas não cansa de obter resultados positivos. O atual presidente Divino Boaventura ressaltou recentemente a importância da reforma e ampliação do prédio da agência para melhor mais ainda as condições de trabalho e um melhor atendimento aos cooperados e a comunidade.

PROUNI: VAGAS REMANESCENTES

Os candidatos interessados a concorrer às bolsas remanescentes do processo de seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderão fazer a inscrição a partir do dia 10 de março. Neste ano, o preenchimento das vagas será feito de forma diferente, os estudantes farão a inscrição online. Nos anos anteriores, as vagas eram ocupadas por meio de processo seletivo feito pelas próprias instituições. As novas regras foram publicadas hoje (28) no Diário Oficial da União.
 
As inscrições serão feitas em duas etapas. A partir do dia 10, poderão se inscrever os professores da rede pública e os estudantes que fizeram inscrição no Prouni em opções cujas turmas não foram formadas. A partir do dia 12, a inscrição será para aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, não zeraram a redação e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

O GRITO

Aroeira

REFLETIR

"As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Epicuro"


STJ: DIREITO DE RECEBER FRALDAS DESCARTÁVEIS GRATUITAMENTE


Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu a todos os brasileiros o direito de receber fraldas descartáveis gratuitamente caso não tenham recursos para arcar com os custos.

Em julgamento de recurso especial interposto pelo Ministério Público de Santa Catarina, a segunda turma do STJ garantiu o direito a todos os brasileiros em ação civil pública destinada a garantir o fornecimento de fraldas descartáveis a portadores de doenças que necessitem desse item e não tenham condições de arcar com seu custo. A decisão foi unânime.

A ação foi movida em favor de uma jovem de 21 anos, portadora de um conjunto de patologias de origem congênita. A família, de baixa renda, não conseguia arcar com o custo das fraldas descartáveis, de aproximadamente R$ 400 por mês, e o MP conseguiu garantir na Justiça o fornecimento gratuito pelo estado.

Na ação, o Ministério Público pediu o que fosse atribuída eficácia 'erga Omnès' (para todos) à decisão. O juízo de primeiro grau acolheu o pedido, mas o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reformou a sentença

ELEIÇÃO: MINAS NÃO FAZ PARTE DOS CINCO ESTADOS QUE MAIS PREOCUPAM A PRESIDENTE DILMA

 
 
 DILMA/JOVEM CIENTISTA
Articulações. Michel Temer e Dilma Rousseff têm mantido conversas sobre as alianças regionais, mas Minas não é preocupação
         
 
 
Minas Gerais não faz parte dos cinco Estados que mais preocupam a presidente Dilma Rousseff quando o assunto é o apoio do PMDB nas eleições estaduais. Diferentemente do que ocorre no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, o PT acredita que a união entre os dois partidos vai ocorrer em solo mineiro.
 
 
Na última quinta-feira, Dilma se reuniu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para discutir a parceria entre os dois partidos em composições de chapas majoritárias. Os cinco Estados preocupam porque é forte a tendência de que o PMDB lance candidatura própria ou mesmo decida apoiar os presidenciáveis da oposição – o senador Aécio Neves (PSDB) ou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
 
Local. Em Minas, porém, a situação pode não ser tão favorável à parceria entre os dois partidos. O próprio ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade (PMDB), reconhece que o apoio de sua sigla aos petistas ainda não é certo. “Vou trabalhar para a união entre PT e PMDB em Minas, mas é uma questão que ainda precisa ser discutida. É o voto da maioria que vai prevalecer”, enfatizou nessa sexta o ministro.
 
Uma ala peemedebista, liderada pelo senador Clésio Andrade (PMDB), quer a candidatura própria e não aceita ocupar apenas a vaga de vice na chapa liderada pelo PT com o ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel. Além do posto de candidato a vice-governador, a contrapartida pelo apoio seria a vaga para a disputa ao Senado. Antônio Andrade defendeu nessa sexta que Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar, seja o indicado do PMDB para a disputa. O nome de Gomes também foi cotado para vice na chapa que concorre ao governo do Estado.
 
Mesmo admitindo que o tema pode ser levado para a convenção estadual do partido, os peemedebistas avaliam que o retorno de Andrade ao comando da legenda poderá dar novos contornos à discussão. Atualmente, o deputado federal Saraiva Felipe é o presidente, mas já afirmou que a decisão final sobre o apoio ou não aos petistas será definida quando o ministro retomar o posto.
Os peemedebistas estão divididos. Prefeitos e lideranças do interior apoiam a candidatura própria, já os deputados desejam a união com o PT. (Com agências)
 
Palanques
 
Dado. O flerte do PMDB com PSB e PSDB no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul preocupa a presidente pela possibilidade de dar palanque à oposição.
 
O mapa das coligações
 
Polarização. Dos cinco Estados, o único que está bem-definido é São Paulo, onde tanto o peemedebista Paulo Skaf (presidente da Federação das Indústrias de São Paulo – Fiesp) quanto o petista Alexandre Padilha (ex-ministro da Saúde) já deixaram claro que farão campanha para a presidente e não para candidatos da oposição.
Ataque. No Rio de Janeiro, em resposta à candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) ao governo, o PMDB vai levar para a convenção estadual a rejeição ao apoio à reeleição de Dilma Rousseff e o apoio ao senador tucano Aécio Neves.
Trocado. No Paraná o imbróglio também é grande. O PMDB ameaça não se unir ao PT e apoiar os pré-candidatos da oposição. O mesmo ocorre no Ceará e Rio Grande do Sul.
Avanço. Apesar de não constar na lista dos cinco, no Mato Grosso do Sul, o PT também enfrenta situação semelhante. O PMDB quer ter como candidato o ex-prefeito de Campo Grande Nelson Trad. Para convencer Trad a abrir mão da candidatura, o governador Delcídio Amaral (PT) poderá oferecer ao PMDB a vaga de vice.

Petistas estão animados com a parceria

No que depender dos deputados estaduais do PT, a união com os peemedebistas já é certa. “Nós temos feito reuniões cotidianas com a bancada do PMDB na Assembleia e a expectativa é a de um consenso no primeiro turno”, declarou o deputado Paulo Lamac (PT).

O mesmo afirmou o deputado Adelmo Carneiro (PT). “A conversa que eu tenho tido com os colegas é muito positiva no sentido de andarmos juntos”. As duas siglas formam na Assembleia o bloco Minas sem Censura.