segunda-feira, 24 de novembro de 2014

MINAS GERAIS: PIMENTEL E A CEMIG


:
O governador eleito em Minas, Fernando Pimental (PT), quer reduzir o valor pago em dividendos aos acionistas pela Cemig (CMIG4); de acordo com o núcleo petista do futuro governo, o valor distribuído aos acionistas é alto demais quando considera que a empresa tem que aumentar os investimentos e resolver problemas na qualidade dos serviços prestados; atualmente, o governo mineiro é controlador da empresa e recebe 22% dos dividendos

PSDB JÁ MOSTRA PREOCUPAÇÃO COM A SUCESSÃO DE BH

Depois da derrota na disputa pelo governo de Minas e da insatisfação interna com as decisões do partido na eleição deste ano, o PSDB começou a definir estratégias para 2016, quando a Prefeitura de Belo Horizonte ganhará destaque no cenário eleitoral. Encontros internos do partido estão agendados, e as conversas nos bastidores apontam para um novo pré-candidato ao Executivo municipal: o deputado federal tucano Rodrigo de Castro.
 
 
Amanhã, lideranças do PSDB se reúnem com o senador eleito por Minas, Antonio Anastasia, para debater como será a condução do partido até a próxima eleição. No dia 27, é a vez de um encontro com o senador Aécio Neves.
 
Anastasia já foi considerado o nome preferido para a disputa municipal, mas recentemente, veio a público negar essa intenção. “Ele não será candidato a prefeito, pois tem um papel no Senado a cumprir, e o PSDB tem outros nomes”, afirma o presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana. O dirigente se reuniu na semana passada com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) para tratar da eleição e reiterar que o objetivo do PSDB é “caminhar junto” com o prefeito para escolher o sucessor do socialista.
 
A negativa de Anastasia abriu espaço para novos nomes entrarem em campo e se fortalecerem para a disputa. E, entre os quase dez aliados alçados a pré-candidatos à prefeitura, o de Rodrigo de Castro é o mais citado, mesmo após seu pai, o secretário de Governo Danilo de Castro, ter desagradado parte do PSDB durante a campanha ao governo de Minas neste ano.
 
“O Rodrigo de Castro parece demonstrar interesse. Ele buscou ter uma votação em Belo Horizonte na campanha a deputado federal por conta disso. Mas ele vai sofrer um desgaste grande por causa dos problemas enfrentados pelo Danilo na campanha”, ressalta um tucano sob a condição de anonimato.
Outro deputado confirma que há certa resistência, apesar de Rodrigo estar sendo sempre cotado como pré-candidato. “É uma vontade grande do pai dele, mas não depende só do Danilo”, diz o tucano. Marcus Pestana também confirma o deputado como um quadro com força. “Discutir um nome agora é precipitado, mas o PSDB tem muitas opções, como João Leite e Rodrigo de Castro, entre outros”, diz.
 
Para tentar preparar o terreno para seu filho, já foi especulada uma possível indicação de Danilo para uma secretaria na Prefeitura de Belo Horizonte em 2015. O movimento, porém, parece ter perdido força, já que Lacerda é fiel aos atuais detentores das principais pastas da capital.

NOVO PRESIDENTE DA CEMIG

Até o fim desta semana, o nome que mais circulava no setor de energia e no meio empresarial do Estado para presidir a Cemig era o economista Mauro Borges, que está de saída do Ministério do Desenvolvimento e tem lugar cativo no primeiro time de Fernando Pimentel