segunda-feira, 2 de março de 2015

MINAS GERAIS: OS PARTIDOS QUE ABRAM O OLHO COM O PMDB, A LEGENDA VAI APOSTAR ALTO NA ELEIÇÃO DE 2016

O PMDB de Minas está decidido a deixar o papel de coadjuvante e assumir o protagonismo na eleição municipal de 2016. A reboque do que acontece em nível nacional – onde a sigla ensaia o grito de independência diante do principal aliado, o PT – os peemedebistas mineiros querem deixar para trás a pecha de eternos vices. 
 
Para emplacar a empreitada, pretende convocar figurões da velha guarda para ajudar a dobrar o número de prefeituras sob seu comando. A meta é saltar das atuais 121 para 300, num universo de 853 municípios.

Para emplacar a empreitada, pretende convocar figurões da velha guarda para ajudar a dobrar o número de prefeituras sob seu comando. A meta é saltar das atuais 121 para 300, num universo de 853 municípios.

Liderado pela bancada estadual, o movimento recém-lançado promete esquentar a briga por poder com os petistas. A ideia é lançar candidato próprio em Belo Horizonte, onde o PT também planeja retomar o comando. Os planos dos peemedebistas se estendem ainda às cidades com mais de 50 mil habitantes.
Para o deputado estadual Iran Barbosa, que integra o movimento, o plano é ter um nome próprio, inclusive em todas as cidades da região metropolitana.

O discurso hoje é de “unificar a legenda” e chegar em 2016 sem rachas. Os adeptos do movimento garantem que as brigas do passado, principalmente as envolvendo o deputado federal e ex-presidente do diretório estadual Saraiva Felipe foram superadas – no ano passado, Saraiva Felipe chegou a iniciar conversas com o PSDB para compor uma chapa para disputar o Estado. O movimento provocou um racha na legenda, já que outra ala da sigla defendia a aliança com o PT, que se concretizou com Antônio Andrade eleito vice-governador ao lado de Fernando Pimentel (PT).

Para aumentar a capilaridade em Minas, caciques do partido que hoje não ocupam mais cargos eletivos, mas que dispõem de alto capital eleitoral, estão sendo convocados. Na última semana, a bancada se encontrou com o ex-ministro Hélio Costa. Dias antes, foi a vez de Newton Cardoso ser procurado. Depois de 42 anos na política, Newtão, como é conhecido, deixou a vida pública no ano passado e elegeu o filho Newton Júnior na Câmara Federal. Hoje, ele se dedica aos negócios da família.

Hélio Costa, depois da derrota para Antonio Anastasia, na eleição estadual de 2010, não disputou mais cargo eletivo. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da petroleira HRT. “São pessoas importantes, que conhecem muito o Estado e diversos prefeitos. A intenção é reunir o PMDB que ganhou a eleição de 2014 com aquele que já havia perdido outras disputas. Vamos juntos”, diz Iran Barbosa.

O colega de bancada na Assembleia Cabo Júlio destaca que Newtão e Costa “têm musculatura política”. “Eles conhecem muito de política. Queremos que participem da discussão, dos encontros e se envolvam”, diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.