sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MONTES CLAROS: OS EQUÍVOCOS POLÍTICOS DO PREFEITO

Apesar de possuir uma inteligência rara o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, ao se preocupar na última eleição exclusivamente com a candidatura da sua esposa, Raquel Muniz, (eleita deputada federal - PSC) cometeu alguns equívocos.
O primeiro foi não seguir a orientação partidária do PRB, depois não apoiar a própria irmã ( candidata a deputada federal, Dra. Ariadna).

Terceiro embarcou na barca furada da campanha do candidato derrotado ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB) ainda teve que engolir  a derrota de Aécio Neves para presidente.

Além  dos erros políticos  teve ainda de assistir o crescimento político do seu principal adversário Paulo Guedes que promete disputar a eleição municipal com o apoio do governo estadual e federal.

Diante desse cenário o prefeito da maior cidade do norte de minas praticamente ficou sem nenhuma base política, dependendo agora do apoio do PMDB, ao seu projeto de reeleição em Montes Claros.

Para completar a sua irmã, até então médica conceituada reservada, Dra. Ariadna surge como um nome novo independente que pode influenciar fortemente o processo eleitoral em 2016. 

Tratada como guerreira pelo o grande desempenho político na última eleição, já que nunca tinha sido candidata a nenhum cargo público e não teve nenhum apoio das grandes lideranças políticas. Ela agora ratifica sua força política diante do seu perfil de uma mulher determinada, articulada e conciliadora.


MONTES CLAROS: FALTA DE REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA


Tremores de terra voltam a assustar moradores de cidade mineira

Enquanto a cidade de Uberlândia têm três deputados federais com base na cidade na Câmara Federal na legislatura que vai começar no próximo domingo: Weliton Prado (PT), Tenente Lúcio (PSB)  e Odelmo Leão (PP).

Montes Claros tem apenas um representante, a deputada federal eleita Raquel Muniz (PSC) que ainda corre o risco de perder o mandato depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, acatou ação de investigação judicial eleitoral do Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do mandato da parlamentar. Ou seja, sem força política no Congresso Nacional a cidade perde sua representatividade junto ao governo federal, ficando ausente dos grandes debates sócio,político e administrativo do país. 

Diante disso Uberlândia e o Triângulo Mineiro vivem um processo contínuo de crescimento, geração de emprego e desenvolvimento econômico. 




JULIO DELGADO: EM JOGO A UNIÃO ENTRE PSB E PSDB


Para o PSDB é fundamental que a candidatura de Júlio Delgado (PSB) à presidência da Câmara tenha consistência. Em 2013, ele fez 165 votos. Sua base agora é de 98 votos (PSDB/PSB/PPS). Um revés é uma derrota para seu aliado de primeira hora, o senador Aécio Neves, e pode comprometer a aliança estratégica dos tucanos com o PSB.


DILMA E A ELEIÇÃO NA CÂMARA FEDERAL

A presidente Dilma pode jurar que não, mas é senso comum que seu governo está empenhado em eleger Arlindo Chinaglia para presidir a Câmara. Se o petista perder, Dilma sofrerá sua primeira derrota. Não é novidade a rejeição do candidato do governo. Em 2001, Aécio Neves derrotou o candidato do governo FH, Inocêncio Oliveira. Em 2005, Severino Cavalcanti venceu o candidato do governo Lula, Luiz Greenhalg

CARNAVAL EM PATOS DE MINAS

Em 2014 o carnaval foi realizado na praça Antônio Dias. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
A Secretaria Municipal de Cultura acerta os últimos preparativos para a realização do Carnaval de rua em Patos de Minas. A intenção é manter a tradição dos carnavais de marchinhas que já vem sendo realizado há dois anos em Patos de Minas. O local da Folia ainda está sendo definido.
O Carnaval de rua em Patos de Minas terá quatro dias de Folia. Assim como aconteceu no ano passado, os bailes terão início um pouco mais cedo e o encerramento não deverá passar de meia noite. Com esta medida, a Prefeitura pretende atrair as famílias que gostam de carnaval, sem incomodar os moradores.
No ano passado, o Carnaval de rua foi realizado na Praça Antônio Dias. Para este ano, o local ainda não foi definido. Segundo o secretário municipal de cultura, Fábio Amaro, consultas estão sendo feitas com a população. Ele garante, no entanto, que até o final desta semana, todos os detalhes da Folia serão definidos.
Além do local, a Secretaria Municipal de Cultura também realiza licitação para a contratação de som, palco e dos artistas que vão animar a folia. Todos os procedimentos já estão em andamento e também deverão ser concluídos até o final desta semana. Uma das exigências para a contratação das bandas é, claro, o repertório de marchinhas.
O Carnaval de Outrora em Patos de Minas terá quatro dias. A abertura será no sábado, dia 14 de fevereiro, e o encerramento no dia 17.
Autor: Farley Rocha

STF PODE ACABAR COM DOAÇÕES DE EMPRESAS PRIVADAS NAS ELEIÇÕES


gilmar-mendes-10abrSegundo dados da Justiça Eleitoral95% de todas as doações para as campanhas eleitorais vieram de empresas privadas. Uma ação no STFquer acabar com esses repasses milionários para candidatos e seus partidos políticos, mas o processo emperrou nas mãos de um único ministro: Gilmar Mendes.

MOTORISTAS TERÃO QUE FAZER EXAMES TOXICOLÓGICOS


caminhaoOs motoristas que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E serão obrigados, a partir de 30 de abril, a fazer exame toxicológico de “larga janela” – usado para verificar o consumo de drogas por longos períodos. Caso o laudo, que terá validade de 30 dias, constate o uso de drogas ou substâncias proibidas, o motorista será considerado inapto temporariamente.
O exame, que deverá ser feito em clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, vai testar, no mínimo, a presença de maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.
Para conseguir a autorização para obter ou renovar a CNH, o motorista deve obter resultados negativos para um período mínimo de 90 dias, retroativos à data da coleta. Para o teste, serão coletados material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência desses, unhas.

CANDIDATO DERROTADO AO GOVERNO DE MINAS, DESEJA PERCORRER O ESTADO




Presidente do Instituto Teotônio Vilela em Minas Gerais, o candidato derrotado ao governo de Minas pelo PSDB, Pimenta da Veiga, planeja uma série de viagens pelo Estado neste ano. O ex-ministro das Comunicações deve começar pelo Triângulo Mineiro, depois Sul de Minas, Norte e Zona da Mata. A intenção, segundo ele, é discutir o Brasil e o Estado. O tucano contou que pretende conversar com lideranças que estiveram com o PSDB durante os últimos anos e que, agora, estão em dúvida se aderem ou não ao governo Pimentel.

“Quero dizer a eles que poucas vezes houve tanto espaço na oposição quanto agora. Os erros que se delineiam são tão expressivos que trabalhar na oposição, sob o ponto de vista político, é eficiente”, afirma Pimenta da Veiga.
Pimenta nega rumores de que pretende entrar na briga pelo comando do partido em Minas, pois “não quer ter uma posição institucional, quer correr o Estado”.

Aliados afirmam que ele pretende brigar para ser o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2016, o que não é confirmado por ele. O filho, Pedro Pimenta, também pode ser candidato a vereador, embora negue quando questionado diante dos microfones. O certo mesmo é que Pimenta e a família ficarão em Minas. E eles vão tentar se manter em voga, o que deve ajudar a acabar com a imagem de que esteve fora por muito tempo, impregnada pelos adversários durante toda a campanha.

No PSDB, há resistências a Pimenta após o desempenho nas eleições, sobretudo na juventude do partido, que o considera um político ultrapassado.

BETIM: REJEIÇÃO DO PREFEITO , CRESCE POPULARIDADE DE MARIA DO CARMO

Quem tem contato mais direto com o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB), afirma que ele anda deprimido e desanimado com os rumos políticos em seu entorno. Além de ter perdido aliados, ele sofre profundamente com o fim do domínio de seu partido no Estado. O chefe do Executivo betinense viu pessoas próximas deixarem cargos na administração estadual, como o filho Carlaile Antônio, retirado da ouvidoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e ainda está tendo que se desdobrar para acomodar tucanos órfãos da esfera estadual. Para piorar, as finanças na cidade vão de mal a pior e cresce o nome da ex-prefeita a petista Maria do Carmo para disputar o governo municipal.

STF: DE OLHO NOS POLÍTICOS

De acordo com balanço do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2014, o Plenário e as turmas da Corte proferiram 67 decisões em ações penais e 77 em inquéritos. Os casos são de competência exclusiva quando o acusado ocupa alguns cargos públicos, como deputado federal e senador, por exemplo.

VICE-PREFEITO DE BELO HORIZONTE JÁ COBRA APOIO DE AÉCIO

Vice-prefeito de Belo Horizonte e candidato declarado ao comando do Executivo municipal nas eleições de 2016, Délio Malheiros (PV) já começa a cobrar a fatura dos apoios dados ao PSDB nos últimos anos. Depois de subir ao palanque de todos os aliados do senador Aécio Neves e do ex-governador Antonio Anastasia, ele agora quer a retribuição. Até pelo fato de saber que, em lados distintos, não possui chance alguma de tornar realidade um desejo antigo.

“Meu sonho é ser prefeito, nunca escondi isso. Mas a prioridade é sempre a gestão da Prefeitura de Belo Horizonte”, afirmou Délio Malheiros, que, na última disputa, em 2012, abriu mão da candidatura no meio da campanha para apoiar Marcio Lacerda. Na época, a participação do senador Aécio Neves na costura que garantiu o apoio ao socialista foi apontada como decisiva. Agora, Délio cobra reciprocidade.

CERTIDÕES DE REGISTRO CIVIL JÁ PODEM SER SOLICITADAS PELA INTERNET

A partir desta sexta-feira (30), certidões de registro civil já podem ser solicitadas pela internet. Nessa sexta, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registo Civil de Minas Gerais (Recivil), Paulo Alberto Risso de Souza, assinam documentos que implantam e divulgam a consulta pública.

Com isso, qualquer pessoa pode acessar e verificar a existência de certidões de nascimento, casamento e óbito em todas as serventias de registro do Estado de Minas Gerais. Além disso, é possível solicitar a expedição de uma nova certidão do registro.
Atualmente, o banco de dados tem registros realizados a partir de 1990, mas, até 2016, estarão disponíveis os registros realizados desde 1º de janeiro de 1950. Ao entrar no site, o solicitante deverá se identificar, informando número do CPF, da de nascimento e um endereço de e-mail.
O documento poderá ser recebido em casa, onde o solicitante deverá pagar as despesas postais, ou em qualquer cartório. Nesse caso deverá ser pago os emolumentos e a taxa de fiscalização judiciária.
Em breve, a CRC-MG estará interligada à CRC Nacional, o que vai permitir que as consultas e solicitações sejam feitas em qualquer cartório do país, desde que já esteja em funcionamento uma CRC local.

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DO SENADOR ANASTASIA NA OPERAÇÃO LAVA JATO

Em petição encaminhada à Justiça Federal do Paraná nesta quinta-feira, 29, o Ministério Público Federal (MPF) se posicionou contra o acesso dos advogados do senador eleito Antônio Anastasia (PSDB-MG) ao depoimento prestado pelo policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, preso na Operação Lava Jato.

No entendimento dos procuradores que assinam o documento, em razão de Jayme também citar outros parlamentares que detém foro privilegiado, é necessário que inicialmente o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicione sobre o pedido. O documento é assinado pelos procuradores Roberson Henrique Possobon e Deltan Martinazzo Dallagnol.

Anastasia e o deputado Eduardo Cunha (PMD-RJ) tiveram o nome citado pelo policial federal em depoimento prestado no último mês de novembro à Polícia Federal. Na ocasião, Jayme relata que parcela de R$ 1 milhão teria sido repassada - a pedido do doleiro Alberto Youssef, preso na Lava Jato - ao tucano em 2010. Na época, o agora senador disputava a reeleição ao governo de Minas Gerais. O mineiro nega e afirmou que estava disposto a fazer uma acareação com o policial. Os advogados de Youssef também afirmam que seu cliente nunca fez nenhum pedido de entrega de dinheiro para o tucano.

 

DISPUTA PELA O SENADO: RENAN SOFRE PRESSÃO DO PMDB

20150105033822_cv_RENANimagesCA4LVKYC_gdeNos bastidores, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem insistido com o partido para cobrar do colega Luiz Henrique (PMDB-SC) respeito à instância partidária – o senador catarinense decidiu se lançar candidato à presidência da Casa e comunicou a decisão a Renan, que pretende disputar a reeleição.
A atitude de Renan é uma sinalização de que ele está realmente incomodado com o lançamento do nome de Luiz Henrique. Mesmo assim, decidiu manter a estratégia de só lançar oficialmente seu nome na véspera da eleição, prevista para este domingo.
Aliados avaliam que Renan ainda aguarda o noticiário dos próximos dois dias para saber se será alvo de ataques. Dois peemedebistas próximos a ele – Romero Jucá (PMDB-RR) e Eunicio Oliveira (PMDB-CE) –ainda alimentam a esperança de o atual presidente desistir da disputa se houver fato novo e, nessa hipótese, serem ungidos candidatos com o apoio do próprio Renan.

SAMSUNG LANÇA NOVOS APARELHOS DE SMARTPHONES

galaxyAA Samsung anunciou a chegada de uma nova linha de smartphones ao Brasil. Eles são os aparelhos Galaxy A. Ao todo, são três novos aparelhos que chegarão às lojas em fevereiro. Os três aparelhos são o Galaxy A3, Galaxy A5 e Galaxy A7. As diferenças entre eles são de tamanho da tela e de algumas especificações técnicas.
As telas variam entre 4,5 polegadas e 5,5 polegadas. O ponto alto da linha é o design. Ao contrário da maioria dos smartphones da empresa, os três são construídos em metal. As bordas e a traseira são de alumínio. Eles ainda têm uma linha de metal que contorna o corpo dos smartphone. O foco da Samsung é no público jovem. Um dos apelos, segundo a empresa, é na função de selfies dos smartphones.

ADOLESCENTE DE 14 ANOS É AUTORIZADO PELA A JUSTIÇA CURSAR O CURSO DE MEDICINA

ze victorO estudante José Victor Menezes Teles (na foto), 14 anos, conseguiu autorização na Justiça para cursar medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Após tirar 751,16 pontos na prova objetiva e 960 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o adolescente conquistou uma das 100 vagas oferecidas pela UFS no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Aluno do 1º ano do ensino médio, José Victor consegiu a certificação após passar em prova de proficiência realizada na última quarta-feira (28). A liminar que autorizou a prova – reservada apenas a alunos maiores de 18 anos – foi expedida pelo juiz titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabaiana (SE), Alberto Romeu Gouveia Leite. As matrículas dos aprovados no Sisu ocorrem nesta sexta (30), segunda (1º) e terça (2).

SISU: MATRÍCULAS ABERTAS

A partir de hoje (30), os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem providenciar a matrícula nas instituições de ensino. O prazo vai até terça-feira (3). O candidato deverá verificar, na instituição em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula.
O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos, em 128 instituições. O sistema registrou quase 2,8 milhões de inscritos.
Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão aderir à lista de espera do sistema. Para isso, deverão acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à participação na lista. O prazo de adesão vai até 6 de fevereiro

MONTES CLAROS: GOVERNADOR PIMENTEL NA CAPITAL NORTE MINEIRA

O governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), visitará na próxima quarta-feira (4) a cidade de Montes Claros. Participará da solenidade, na Sociedade Rural de Montes Claros, da posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), ocasião que ratificará suas ações regionais do seu governo dando posse aos secretários de Estado, Tadeu Martins Leite (Sedru) e Paulo Guedes (Sedvan).

GLOBO : BENS BLOQUEADOS

 Globo é hostilizada por manifestantes e não consegue fazer cobertura

A Globopar, empresa ligada à TV Globo, está com parte de suas contas bancárias e bens bloqueados, devido a um dívida ativa de R$ 178 milhões com o Tesouro Nacional. De acordo com documentos conseguidos pelo Hoje em Dia na Justiça Federal do Rio de Janeiro, a dívida inscrita no cadastro de inadimplentes federais foi originada por várias sonegações de impostos federais.
Liberação
 
Por solicitação da Procuradoria da Fazenda Nacional do Rio de Janeiro, as contas bancárias da Infoglobo e a da empresa Globo LTDA também chegaram a ser bloqueadas. Mas os irmãos Marinho – Roberto Irineu, José Roberto e João Roberto – conseguiram autorização da Justiça para liberar o bens dessas duas últimas empresas no mês passado, na 26ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro.
 
Inadimplente
 
A dívida da Globopar, no entanto, já está inscrita no cadastro de inadimplentes do Tesouro Nacional, em fase de execução. Na semana passada, a Globo conseguiu adiar a entrega de seu patrimônio ao tesouro até que o processo transite em julgado. O
 
Hoje em Dia também teve acesso ao processo que apurou o sumiço do inquérito de sonegação da Organizações Globo na compra dos direitos da transmissão da Copa de 2002.
 
Receita Federal
 
Um documento enviado pela Receita à Justiça em 2010 comprova, ao contrário do que a emissora divulgou, que a dívida de R$ 600 milhões nunca foi paga. A papelada comprova ainda que o Ministério Público Federal ao ser avisado sobre operações de lavagem de dinheiro entre a Fifa nas Ilhas Virgens Britânicas prevaricou muito.
 
Omissão
 
Ao invés de solicitar investigação à Polícia Federal, preferiu emitir um parecer que atesta não ter ocorrido nenhum ato ilícito nas transações nas Ilhas Virgens. Um inquérito criminal contra os irmãos Marinho chegou a ser instaurado, mas também sumiu das dependência da Receita Federal.
 
Não bastasse toda essa confusão, a Globopar continua sonegando. E como nunca. Nos últimos dois anos, a empresa foi notificada 776 vezes pela Receita Federal por sonegação fiscal.
 
Equipamentos
 
A maior parte dessas autuações envolve a apreensão de equipamentos, sem o recolhimento de impostos, no aeroporto do Galeão, no Rio De Janeiro. Para um bom entendedor a Globopar é uma empresa contumaz na prática do descaminho.
 
Verba publicitária
 
O ministério da Comunicação do governo Dilma Rousseff e os demais governantes desatentos liberaram verba para empresa inadimplente com a União, o que constitui-se ato de improbidade administrativa. A liberação pode ser comprovada no site do Ministério da Fazenda. 
 
fonte:hojeemdia

RENAN TEM A PRESIDÊNCIA AMEAÇADA

A reeleição de Renan Calheiros na presidência do Senado está seriamente ameaçada após o lançamento da candidatura de Luiz Henrique, também do PMDB. O novo candidato está atraindo votos na situação e na oposição. Ele não tem a imagem desgastada como Renan. Não incomoda o Planalto. E por ser peemedebista, sua eleição também preservaria a tradição na Casa de ter na presidência um membro do partido com maior bancada

ASSEMBLEIA DE MINAS: FECHADO O BLOCO DE OPOSIÇÃO

GUILHERESS-G
Força. Segundo João Vítor Xavier, o bloco oposicionista mostra que o PT não conseguiu isolar o PSDB

             
 
Ainda em cabo de guerra com o PT para não ficar isolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o PSDB conseguiu confirmar a adesão de PP, DEM, PTB e PDT ao bloco de oposição da Casa. O grupo liderado pelos tucanos também acertou o apoio ao governista Adalclever Lopes (PMDB), candidato único à presidência do Legislativo. Em troca, o PSDB terá assento na Mesa Diretora