segunda-feira, 6 de julho de 2015

MITOS SOBRE A DIETA


Muitos já passaram por isso: ganham uns quilos a mais em um período de pouco controle sobre a alimentação e decidem fazer uma dieta.
Essas pessoas acabam escolhendo um método indicado por algum conhecido ou sobre o qual leram em algum site ou revista.
O problema é que muitas dicas ou crenças sobre a melhor forma de perder peso não dão o resultado esperado.
“Fazer mudanças a longo prazo e modificar o estilo de vida é a maneira ideal de combater os quilos porque leva a uma perda de peso permanente”, disse a médica Lucy Chambers, especialista em alimentação da Fundação Britânica de Nutrição.
“É mais eficiente fazer mudanças graduais, que podem ser mantidas por um grande período de tempo. O ideal é que o corpo perca de 0,5 a 1 quilo por semana.”
Levando em conta esse aspecto, reunimos, abaixo, alguns dos mitos mais comuns sobre fazer dieta.
1. Certos alimentos servem para queimar gorduras
Repolho, salsão (ou aipo), toranja, chá verde, pimentas… não deve ser a primeira vez que você ouve falar destes ou de outros alimentos que supostamente ajudam a queimar ou eliminar gorduras.
Mas não é bem assim, de acordo com a Fundação Cardíaca Britânica (BHF na sigla em inglês). Não existe um tipo de comida que tenha propriedades especiais de queimar a gordura em excesso no corpo.
2. Não se deve comer ou fazer lanchinhos entre refeições
De acordo com a mesma entidade, essa premissa também é um mito.
Não há problema em comer algo rápido entre as refeições principais, quando se trata de um lanchinho ou tira-gosto saudável, como uma fruta, uma verdura ou um iogurte light.
É útil, pois ajuda a controlar o apetite.
3. Comer à noite engorda
A hora em que se consome um alimento não é o que determina o aumento de peso, são as calorias.
Se são consumidas calorias em excesso, mais do que o corpo necessita, ganha-se peso, não importa se for pela manhã, à tarde ou à noite.
Nesse aspecto, tanto o Centro de Saúde da Universidade de Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, como a publicação americana WebMD, concordam: não existe prova de que comer tarde da noite engorda.
4. Os carboidratos são vilões
Esse tipo de alimento – que inclui açúcares, amido e fibra – é componente fundamental de uma dieta saudável.
“Nosso corpo necessita de carboidratos para obter energia, especialmente para o bom funcionamento do cérebro e dos músculos. O Departamento de Saúde do Reino Unido recomenda que pelo menos a metade da energia provida por nossa dieta diária venha de carboidratos”, explica Lucy Chambers, da Fundação Britânica de Nutrição.
5. Quanto menos gordura, melhor
Chambers diz que, ao contrário do que muitos pensam, é recomendado que uma dieta de emagrecimento contenha pelo menos 35% de gordura.
Não é indicado um regime baixo em gorduras ou um que elimine totalmente o consumo de gorduras.
O que é preciso ter em conta, segundo Chambers, é que há diferentes tipos de gordura; o tipo ingerido é que faz a diferença. O ideal é substituir a gordura saturada pela insaturada, já que esta ajuda a reduzir o colesterol no sangue, substância ligada ao risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais.
Ainda sobre as gorduras, é preciso ter em conta o próximo mito:
6. Produtos com baixo teor de gordura ajudam a perder peso
Os alimentos com baixo teor de gordura oferecidos no mercado costumam incluir quantidades maiores de açúcar, sal e amido. Isso é feito para compensar o sabor que os alimentos perdem quando é retirada determinada quantidade de gordura.
Com esse tipo de alimento também há o risco de se consumir porções maiores – em quantidade e frequência –, o que pode levar a uma ingestão maior de calorias e não ajudar em nada a eliminar os quilos a mais.
Quanto aos produtos que são vendidos sob a premissa de terem o açúcar retirado, o que costuma ocorrer é que eles são adoçados com concentrados de sucos de frutas, o que leva ao consumo da mesma quantidade de calorias do que o original.
7. Tomar muita água ajuda a emagrecer
A água é fundamental para o organismo, mas não é por isso que se deve assumir que aumentar o seu consumo levará à perda de peso. É bom beber mais água quando se faz uma dieta, porque isso ajuda a evitar outras bebidas que tenham açúcar, mas esta ação não contribui para eliminar os quilos a mais – é preciso juntar isso a outras medidas.
8. Alguns tipos de açúcar são piores que outros
Segundo a WebMD, há estudos que demonstram que o corpo absorve de maneira similar o açúcar comum, o mel e os adoçantes feitos de milho convertido em frutose. Para referência, é bom saber que uma colherzinha de qualquer um desses produtos tem entre 48 e 64 calorias.
9. Pular refeições torna a dieta mais eficaz
Não é verdade. A consequência dessa medida é aumentar a fome, o que, por sua vez, leva a um consumo maior de alimentos na próxima refeição. Várias entidades, entre elas o Instituto Nacional de Enfermidades Digestivas, do Rim e da Diabetes, nos Estados Unidos, concordam com essa visão.
Alguns estudos chegaram até a indicar que deixar de comer no café da manhã pode aumentar o peso.
10. O que funciona para perder peso são exercícios intensos e prolongados
Trata-se de mais um mito, mesmo porque atividades físicas de baixa intensidade também consomem calorias. Faz bem visitar uma academia, mas o BHF diz que mesmo caminhar, arrumar o jardim ou realizar outras atividades domésticas também pode fazer a diferença.

CÂMARA FEDERAL: PAUTA IMPORTANTE

Plenário da Câmara vazio
Após uma semana tumultuada e marcada pela aprovação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos, a Câmara dos Deputados vai retomar esta semana as votações em segundo turno da reforma política.
A votação em primeiro turno começou no fim de maio e foi concluída no dia 17 de junho. Agora, os deputados deverão retomar as votações dos temas aprovados em primeiro turno. Entre eles estão o fim da reeleição, os cinco anos de mandato para os ocupantes de todos os cargos eletivos, o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV apenas para legendas com, pelo menos, um deputado eleito.

Estará em discussão também o financiamento privado de campanhas, com doações de empresas a partidos políticos. Sobre esse último ponto, os deputados precisam alterar a legislação ordinária para disciplinar as doações. Como se trata de matéria que altera a Constituição, as votações têm que ocorrer em dois turnos, antes de serem encaminhadas para o Senado.

Ao lado da votação da reforma política, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras deve movimentar a semana na Câmara dos Deputados, com os depoimentos do ex-ministro chefe da Controladoria Geral da União Jorge Hage, para falar sobre o caso da SBM Off Shore.
Haverá depoimento do presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Carlos Barreto, e da viúva do ex-deputado José Janene. Ocorrerão também as acareações entre o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e o ex-gerente de Serviços e Engenharia da estatal Pedro Barusco, e de Barusco com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

AÉCIO SONHA SER PRESIDENTE NO TAPETÃO

aecio convencaopsdb georgegiani 1
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse neste domingo que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) pode ser “mais breve do que alguns imaginam”. “Uma das heranças que a presidente Dilma deixará nós já conhecemos: meia década perdida. Ao final do seu governo, que eu não sei quando ocorrerá, talvez mais breve do que alguns imaginam, os brasileiros terão ficado mais pobres”, disse Aécio, durante discurso na convenção nacional do partido, evento em que foi reconduzido à presidência da legenda por 99,34% dos votos dos delegados.
Sem usar a palavra impeachment, Aécio – assim como outras lideranças do PSDB – disse que irregularidades na prestação de contas da campanha de Dilma em 2014 podem inviabilizar o mandato da presidente. Na convenção, o PSDB defendeu a tese de que se as contas forem rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, o mandato de Dilma e de seu vice, Michel Temer (PMDB) devem ser invalidados e novas eleições devem ser convocadas.
“Os sucessivos escândalos que aí estão consolidam a ideia de que instalou-se no Brasil um modus operandi organizado e sistematizado em que vale tudo para se manter no poder, e que agora colocam sob gravíssima suspeição a campanha que elegeu a atual presidente da República e seu vice e que agora, neste mesmo instante, está sendo investigada pelo TSE”, disse Aécio.

REDE SOCIAL: CADASTRO DE MEDULA

De janeiro a junho deste ano, 3.950 pessoas no Distrito Federal já haviam se cadastrado como no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O número ganhou força após a divulgação de diversas campanhas em redes sociais. A avaliação é da hematologista e especialista em transplante de medula óssea da Fundação Hemocentro de Brasília, Flavia Zattar.

Segundo ela, campanhas como a do menino Tancrède, que sofre um tipo raro e agressivo de leucemia, têm gerado grande mobilização nas redes sociais – além de amigos da família, a campanha envolveu pessoas desconhecidas e mesmo famosos como os jogadores Kaká e Neymar. Pouco tempo depois, a criança encontrou um doador compatível para fazer o transplante.

DILMA: AVÓ PELA A SEGUNDA VEZ

dilmafilhaNo centro de uma crise política que envolve seu governo e o seu partido, o PT, a presidente Dilma Rousseff recebeu recentemente uma boa notícia. Será avó pela segunda vez.
Sua única filha, a procuradora Paula Rousseff Araújo, mãe de Gabriel, 4 anos, está grávida de aproximadamente três meses, segundo pessoas próximas à família. Discreta e avessa à imprensa, Paula comunicou a notícia apenas ao seu circuito íntimo.
Segundo a Folha, em uma conversa informal com jornalistas durante a campanha presidencial, Dilma falou sobre o desejo de ser avó novamente. “Eu queria ter outro neto. Mas vocês conhecem filho, se conversar muito, aí não sai. E eu tô torcendo para sair”, disse ela.

FIES: PENDÊNCIAS

fiesDefinidas as novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a discussão com o governo, segundo as instituições privadas de ensino superior, deverá voltar aos contratos firmados, que ainda têm questões pendentes.
O diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, que representa mais de 800 mantenedoras e instituições, Sólon Caldas, diz que uma das questões a ser resolvida é o pagamento de parte da mensalidade por estudantes que possuem o benefício.
Nessa semana, a Agência Brasil publicou matéria que mostra que o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) está cobrando dos estudantes a diferença entre o valor financiado pelo Fies e o reajuste da mensalidade de 2015.

MOVIMENTOS POPULARES EM DEFESA DE DILMA

Diversos membros do PT, de movimentos populares, sindicais e pastorais divulgaram um manifesto contra uma eventual saída da presidente Dilma Rousseff (PT) do poder, como desejam setores oposicionistas ao governo federal, seja no Poder Público ou na sociedade civil. Segundo um trecho do documento, “os inconformados com o resultado das eleições ou com as ações dos mandatos recém-nomeados têm todo o direito de fazer oposição, manifestar-se e lançar mão de todos os recursos previstos em lei”.
“Mas consideramos inaceitável e nos insurgimos contra as reiteradas tentativas de setores da oposição e do oligopólio da mídia, que buscam criar, através de procedimentos ilegais, pretextos artificiais para a interrupção da legalidade democrática”, diz o texto

GOVERNO FEDERAL: FALTA VERBA PARA A PUBLICIDADE

dinheiro bloqueadoEnquanto aparece nas pesquisas com taxas recordes de reprovação popular, a presidente Dilma Rousseff enfrenta uma escassez inédita de verbas para a divulgação dos feitos de seu governo.  O ajuste das contas públicas promovido neste ano pelo ministro Joaquim Levy, da Fazenda, derrubou os gastos do Executivo com publicidade institucional, utilidade pública e noticiário oficial dos atos da administração.
Levantamento feito pela Folha mostra que, em valores corrigidos pela inflação, as despesas de 2015, até maio, são de R$ 33 milhões mensais em média, numa queda de 62% em relação à média de R$ 87 milhões ao mês no ano eleitoral de 2014.

WILL NUNES:

Talvez isso explique porque a presidente Dilma tem sido tão criticada pelo os meios de comunicação!

NEM ARCEBISPO ESCAPA DE ROUBO

dom_oraniO arcebispo do Rio, dom Orani tempesta, foi vítima de um assalto, no fim da noite deste domingo, em Quintino, na Zona Norte da cidade. O crime aconteceu por volta das 22h40, quando criminosos abordaram o carro, um Kia Sorento de cor preta, onde estavam o cardeal, um casal de amigos, além do motorista, na Rua Goiás. O bando, formado por homens armados, rendeu as vítimas antes de levar o veículo. Eles conseguiram fugir. Ninguém foi preso.
De acordo com informações da Polícia Civil, o motorista do veículo onde estava o cardeal relatou que eles foram interceptados pelos criminosos que estavam em outro carro. Ninguém ficou ferido durante a ação. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade).
Dom Orani estaria voltando de um evento religioso na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. A polícia realiza buscas para a localização do veículo roubado e também capturar os criminosos, que não foram identificados.

NOVA DELAÇÃO PODE ATINGIR O PMDB

A prisão de Jorge Zelada na quinta-feira deixou “meio Congresso de cabelo em pé”, segundo um peemedebista. Deputados que tinham relações com o ex-diretor da Petrobras temem que surjam gravações e registros que arrastem a bancada do PMDB para a crise. A Petrobras sabia desde 2013 que Zelada havia participado de irregularidades na contratação do navio-sonda da empresa Vantage. A informação é de Vera Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo desta segunda-feira.

Auditoria daquele ano — diz a colunista –, descobriu que o então diretor recebia em seu e-mail pessoal as propostas comerciais, apesar de haver uma comissão de negociação.
A empresa dizia que Zelada não submeteu as negociações à diretoria-executiva da estatal e criou “ambiente favorável para que os negócios celebrados tivessem não conformidades