terça-feira, 25 de agosto de 2015

DEPUTADO QUER CAIR FORA DO PT

O deputado Weliton Prado (MG) pede ao TSE para se desfiliar do PT sem perder o mandato. Alega que o partido descumpre seu programa.

PULINHO QUER IMPEACHMENT

Na reunião entre a oposição e uma ala do PMDB hoje, um grupo de parlamentares, entre eles o Paulinho da Força (Solidariedade), vai defender que um pedido de impeachment seja apresentado imediatamente, mesmo sem decisão do TSE ou do TCU desfavorável à presidente Dilma. O texto seria assinado pela oposição.

GOVERNO DILMA: SECRETARIA EXTINTA

A Secretaria de Direitos Humanos será uma das pastas extintas na reforma administrativa. Ela deve ser incorporada ao Ministério da Justiça. A secretaria recebeu status de ministério em 2003, no governo Lula. Hoje, quem a comanda é Pepe Vargas (PT), que já passou pelo Desenvolvimento Agrário e pela Relações Institucionais.

BLOG ILIMAR: DILMA E O CORTE DOS MINISTÉRIOS


Patrus
A presidente Dilma já decidiu que preservará as secretarias de políticas para as Mulheres e de Igualdade Racial do corte de ministérios. A extinção delas criaria atrito com movimentos sociais importantes. Mas Dilma não está salva de críticas no PT. O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) já disparou contra a eventual fusão de sua pasta com outra. Chama de “retrocesso”.
Partidos serão ouvidos na reforma
O critério para o corte de ministérios não será partidário. É o que diz a presidente Dilma em um recado para a base aliada. Hoje, PT e PMDB são os dois partidos com mais espaço na Esplanada. O primeiro comanda 13 pastas. O segundo, seis. Quando argumentam com a presidente que o PMDB é um aliado instável, ela responde de bate-pronto: “A mesma coisa cabe ao PT”. Mas também sai em defesa do partido. “Se não fosse o PT, não teríamos 70 votos.” Dilma diz que o processo será de diálogo. “Vamos conversar com todos. (Vamos ficar) Roucos, ouvindo e falando.

NORTE DE MINAS: AMPLIAÇÃO DA BARRAGEM DO RIO VIAMÃO - MATO VERDE



Autorizada pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a obra de ampliação da barragem do rio Viamão, em Mato Verde, no Norte de Minas, começou a ser executada neste mês pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Com investimento de R$ 48 milhões e prazo de conclusão de 18 meses, a estimativa é que a obra beneficie cerca de 20 mil pessoas dos municípios de Mato Verde, Catuti e da localidade de São João do Bonito. 

O projeto prevê a elevação da altura da barragem dos atuais 12 metros para 35 metros, o que permitirá acumular mais água durante o período chuvoso, garantindo o abastecimento da população na seca. 

Segundo a Copasa, o volume total de chuva na região em 2013 foi de 733 mm. Em 2014, a precipitação foi de 382 mm. Neste ano, o índice parcial de chuvas é de apenas 198 mm.

:

FOLHA DE S. PAULO: DÁ UM DURO GOLPE NA OPOSIÇAO


:
"Uma deposição assentada em razões banais traria instabilidade interna e mancharia a imagem do país aos olhos da comunidade internacional – o Brasil em tese superou sua fase de república das bananas", diz o editorial de Otávio Frias, da Folha de S. Paulo, publicado nesta terça-feira; posição é alinhada com a do banqueiro Roberto Setubal, do Itaú Unibanco, que também se posicionou contra o golpe no fim de semana; "Não me parece ser motivo para tirar a presidente. Até porque presidentes anteriores a ela passaram por situações semelhantes. Seria um artificialismo querer tirar a presidente neste momento. Criaria uma instabilidade ruim para nossa democracia", disse ele, ao falar sobre as pedaladas fiscais; "O segundo impeachment no Brasil, apenas trinta anos depois do fim do regime autoritário, banalizaria o instrumento, inibindo o amadurecimento da democracia", disse ainda o ex-ministro Maílson da Nóbrega, da Tendências Consultoria; todos esses movimentos isolam ainda mais lideranças da oposição, como Aécio Neves, Ronaldo Caiado e Roberto Freire, que apostam na instabilidade.

NOROESTE DE MINAS: LAGOA GRANDE FAZ A DIFERENÇA - ESPANTA A CRISE COM OBRAS


O governo Municipal de Lagoa Grande espanta a crise com inúmeras obras em andamento. Segundo o prefeito Dr. Márcio Valeriano (PRB), tudo isso só está sendo possível graças ao planejamento e um plano de metas elaborado desde do início da administração.

WILL NUNES:

Encarando a crise de frente o prefeito de Lagoa Grande é o grande destaque no Noroeste de Minas. Sem muito alarde, mas com uma administração planejada tem feito a diferença na região.

Com obras importantes de infraestrutura e investimentos na qualidade de vida da população transformou a pequena e aconchegante Lagoa num canteiro de obras. Não é a toa que tem sido chamado o prefeito expressão do Noroeste. Nesses tempos de crise, um fato raro de se vê,

DR. ARIADNA BORGES PARTICIPA DOS 10 ANOS DE ANIVERSÁRIO DO PRB



Dra. Ariadna – Coordenadora do PRB Norte de Minas

Brasília (DF) – A Dra. Ariadna Borges (pres. PRB Norte de Minas) participa juntamente com Lideranças políticas, militantes, personalidades e autoridades de todo o país  na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (25), das comemorações dos 10 anos de fundação do Partido Republicano Brasileiro (PRB). 
Durante o evento, haverá o ato de filiação do ex-zagueiro da seleção brasileira de futebol e pentacampeão mundial Edmilson, que recentemente recebeu e aceitou convite para auxiliar a comissão técnica de Dunga, nos amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos, em setembro, no país norte-americano.Além da presença do anfitrião do evento, o advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, estão do ministro do Esporte, George Hilton; o senador da República, Marcelo Crivella; além de presidentes estaduais e municipais da legenda, prefeitos, vereadores, secretários de estado e toda a bancada do PRB na Câmara dos Deputados, incluindo o líder, deputado federal Celso Russomanno (SP).
No período da manhã, a programação de aniversário incluiu a inauguração da “Exposição Comemorativa PRB 10 anos”, instalada no corredor de acesso ao plenário (anexo II), às 10h30; e a Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, marcada para as 11h, ocasião em que o partido prestou uma homenagem ao ex-vice-presidente da República e eterno presidente de honra do PRB, José Alencar.
No período da tarde, a partir das 15h, as comemorações prosseguem no auditório Nereu Ramos (anexo II), com uma programação especial que terá uma apresentação musical com o senador Marcelo Crivella e modas de viola com o deputado federal pelo PRB São Paulo, cantor Sérgio Reis. Ainda dentro da programação vespertina, acontecerá o lançamento oficial do novo jingle do partido, interpretado pelo deputado federal pelo PRB Ceará, Ronaldo Martins e também o ato de filiação do pentacampeão Edmilson.

Programação
10h30 – Inauguração da “Exposição Comemorativa PRB 10 anos”, no corredor de acesso ao plenário (anexo II);
11h – Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de fundação do PRB;
15h – Programação Especial no auditório Nereu Ramos (anexo II);
19h – Encerramento.
Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícia
prb-imagem-10anos-release

STF: 5O0 DEPUTADOS INVESTIGADOS, APENAS 16 CONDENADOS

Desde 1988, ano em que a atual Constituição entrou em vigor, mais de 500 parlamentares foram investigados no Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira condenação ocorreu apenas em 2010. De lá para cá, apenas 16 congressistas que estavam no exercício do mandato foram condenados por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de verba pública. Os dados são de levantamento da Revista Congresso em Foco.
Entre os considerados culpados, somente o ex-deputado Natan Donadon (RO) está atrás das grades. O ex-peemedebista cumpre pena de 13 anos no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por desviar recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Além dele, quatro ex-parlamentares estão em prisão domiciliar no momento. Outros dois já cumpriram a punição.
Três recorrem da sentença – um deles, o senador Ivo Cassol (PP-RO), segue no exercício do mandato dois anos após ter sido condenado pelo Supremo a quatro anos e oito meses de prisão por crimes contra a Lei de Licitações. Outros cinco condenados – Cássio Taniguchi (DEM-PR), Abelardo Camarinha (PSB-SP), Jairo Ataíde (DEM-MG), Marco Tebaldi (PSDB-SC) e Marçal Filho (PMDB-MS) – escaparam da punição porque a Justiça perdeu o prazo para condená-los. Em outras palavras, seus crimes prescreveram.

RENAN CALHEIROS NO MESMO CAMINHO DE CUNHA


Marcelo Camargo/ABr
Josias de Souza destaca que, em reunião com líderes partidários, na noite desta segunda-feira (24), Eduardo Cunha fez previsões funestas sobre Renan Calheiros. Afirmou que novas delações complicarão a situação do presidente do Senado no inquérito da Lava Jato.
A conversa ocorreu durante um jantar que Cunha ofereceu na residência oficial da Câmara. Ele se disse convencido de que Renan juntou-se a Dilma Rousseff num “acordão” destinado a garantir proteção mútua. Acha que o acerto fracassará.
Segundo a antevisão de Cunha, as delações que incriminarão Renan, por reveladoras, impedirão que prospere a suposta tentativa de conter o pedaço da Lava jato que pressiona os calos do senador. Cunha falou como se dispusesse de informações privilegiadas. Afirmou que outros líderes do PMDB se enroscarão no escândalo da Petrobras. A certa altura, informou aos colegas que ele próprio deve ser alvejado por outro delator: Fernando Soares.

O 13º DOS APOSENTADOS

O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (24) o adiantamento integral em setembro de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos em novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios.
O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.
No sábado (22), o governo chegou a anunciarque os aposentados iriam receber 25% do adiantamento do 13º salário em setembro e os outros 25% em outubro, mas acabou recuando nesta segunda. Na primeira parcela do 13º dos aposentados, não há desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina.

TEMER: DE OLHO NA PRESIDÊNCIA

a-charge-temerPrimeiro, os tucanos defendem o impeachment. Em seguida, Michel Temer, sem o poder de cumprir os acordos que fechou em prol da governabilidade, deixa a coordenação política. Para bons entendedores, começa hoje um grande jogo de engenharia política na direção do vice-presidente, que, na avaliação de muitos, ganha agora a perspectiva de virar o dono do poder logo ali na frente.
Ele disse não à coordenação do governo Dilma para, de forma subliminar, dizer sim aos movimentos para alçá-lo ao poder.
O primeiro movimento de Temer será no sentido de retomar sua força dentro do PMDB. Ontem, ao fazer o que uma parcela expressiva de seu partido pede há algum tempo, começou a reconquistar seu espaço de comando.

MONTES CLAROS: TEM GENTE QUE NÃO SE MISTURA


agua-e-oleoTem gente no governo municipal de Montes Claros que não se mistura preocupando a articulação política do prefeito que pensa em reeleição.

NORTE DE MINAS: EFEITO DOMINÓ DERRUBARÁ A REELEIÇÃO DE PREFEITOS

tumblr_lrqpapi0Gx1qeg3bco1_5001

Analistas da cena política do Norte de Minas afirmam que o efeito dominó vai derrubar muitos prefeitos que insistirem em tentar a reeleição. A falta de recursos e a baixa popularidade são os fatores principais.