quarta-feira, 9 de setembro de 2015

NOVELA DA RECORD BATE A GLOBO E VIRA FENÔMENO DE AUDIÊNCIA

Dez Mandamentos
Novela bíblica alcança a liderança novamente (Foto: Reprodução/ Record)
Fenômeno de audiência, a novela “Os Dez Mandamentos” conseguiu um feito inédito nesta terça-feira (08): vencer o futebol da Globo no horário nobre em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Exibido das 20h40 às 21h50, o folhetim bíblico assinado por Vivian de Oliveira cravou 18.9 pontos de média, 21.0 de pico e 27% de share, igualando recorde de audiência. No mesmo horário ficou com 21.0 pontos, segundo dados consolidados da Grande São Paulo. A novela ainda bateu a Globo – que exibia futebol – , e foi líder por 5 minutos, com 21.0 pontos, na faixa das 21h30 às 21h50. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.
Já no Rio de Janeiro, “Os Dez Mandamentos” marcou 20.0 pontos de média, 24.0 de pico e 29% de share. A trama ainda atingiu a liderança por 12 minutos. Cada ponto equivale a 42 mil domicílios no Rio de Janeiro.
No capítulo de ontem, Moisés, depois que se encontrou com Ramsés, pede a Deus que as rãs não atormentem mais os egípcios. Como o Faraó não cumpriu a promessa de libertar o povo hebreu após o fim segunda praga, Moisés, a pedido de Deus, diz para Arão tocar seu cajado no chão e, assim, dê início à terceira praga: piolhos.



CARTÓRIOS: O TREM DA ALEGRIA

A Câmara dos Deputados pode começar a votar nesta quarta-feira, em segundo turno, a efetivação de 4.576 interinos como titulares de tabelionatos em todo o país sem a realização de concursos públicos. Apesar de ser considerada inconstitucional por magistrados e de contrariar recomendações do CNJ e do STF, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 471, de 2005, avançou no Congresso, após um intervalo de cinco sessões. “(Se aprovado) será mais do que um trem da alegria, porque, em muitos casos, as serventias garantem milhões de reais. Os concursos para o preenchimento dos cargos são necessários”, criticou o ministro do Supremo Gilmar Mendes. Se aprovado, o texto ainda precisará ser apreciado pelo Senado.

CONGRESSO NACIONAL: COTA PARA MULHERES

O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece cotas para mulheres nas eleições para deputado federal, estadual e vereador. A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno e agora segue para análise da Câmara.


De acordo com o texto, as regras são estabelecidas para as três legislaturas seguintes àquela em que a PEC for promulgada. Na primeira legislatura subsequente, a cota é de pelo menos 10%; na segunda, de 12%; e na terceira, de 16%. Caso o porcentual mínimo não seja atingido por um determinado gênero, as vagas necessárias serão preenchidas pelos candidatos desse gênero com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.

Atualmente, dos 81 senadores, apenas 13 são mulheres. Na Câmara, das 513 cadeiras, apenas 51 são ocupadas por mulheres.

"É o primeiro passo de uma ação afirmativa, transitória, por isso constitucional, mas acredito que será uma alavancagem para as mulheres deste Brasil. Hoje muitas querem ser candidatas, mas temos ainda, culturalmente, a responsabilidade de crianças, de família, e sabemos que há um peso muito grande para a mulher, quando ela é candidatura, sem apoio específico, também partidário, para conseguir avançar", afirmou a senadora Marta Suplicy (sem partido-SP).

No último mês de julho, por uma margem apertada de 15 votos, a Câmara rejeitou proposta semelhante à aprovada pelos senadores que também visava criar uma cota para as mulheres no Legislativo federal, dos Estados e dos municípios. Eram necessários 308 votos para aprovar a proposta, mas houve 293 apoiamentos. Cento e um deputados votaram não e houve o expressivo número de 53 abstenções

UDENISMO TUCANO

A União Democrática Nacional (UDN ) nasceu na redemocratização de 1945 e veio a falecer na ditadura de 1964.
Na economia, caminhava na praia do liberalismo e defendia as portas escancaradas ao capital estrangeiro. Na política, sentou praça na direita e com três derrotas seguidas - duas com Eduardo Gomes e outra com Juarez Távora - tomou gosto pelo golpismo.
Com apoio das classes médias urbanas, o respaldo de setores importantes da elite e os trombones da mídia, em menos de 20 anos de existência tentou três golpes.
O primeiro foi evitado com um tiro no peito, o segundo quem falou grosso foi a espada do Marechal Lott ( Juscelino quase não assume) e na terceira tentativa não teve jeito: as vivandeiras foram aos quartéis e derrubaram o governo constituído de João Goulart.
O PSDB veio ao mundo pela costela esquerdista do PMDB e no poder, aconchegou-se no colo da centro-direita abraçado ao udenismo do DEM. Conta com a simpatia do eleitorado das classes sociais mais privilegiadas( a turma da Veja e do JN), tem forte apoio da imprensa tradicional e transita com desenvoltura nos corredores da burguesia nacional.
Levantou a bandeira do neoliberalismo, privatizou o patrimônio nacional, perdeu quatro eleições seguidas e anda chafurdando no lamaçal do golpismo.
O discurso que caracterizou o udenismo foi a defesa da moralidade e o denuncismo sem tréguas. 'A revolta da população contra as reformas de base' e a 'impopularidade de Jango' respaldaram a queda do presidente.
Pesquisas realizadas pelo IBOPE às vésperas do movimento de 64 destroçam os argumentos golpistas: 72% apoiavam a reforma agrária, enquanto 70% aprovavam o governo João Goulart. Trancada à sete chaves, a enquete só foi liberada para os arquivos da Unicamp trinta e nove anos depois(2003)
O que mais chama atenção no Brasil de hoje, é a cara-de-pau tucana querendo transformar as 'pedaladas fiscais' inauguradas pelo seu próprio governo, em pretextos para derrubar 54 milhões de votos.
Se a UDN cavalgou na mentira para derrubar o governo esquerdista de Jango, o PSDB monta na garupa da leviandade para forçar a queda da presidenta Dilma, presa e torturada pelos udenistas de 64.
Autor:Sebastião Costa

PAU QUE BATE EM FRANCISCO DO PT, NÃO COSTUMA BATER EM CHICO DO PSDB

Enquanto Dirceu é preso pela segunda vez, o tucano Eduardo Azeredo, acusado de ser o mentor do mensalão mineiro, continua livre, nem sequer foi julgado! Parece que pau que bate no Francisco do PT, não bate em Chico do PSDB.

GRANDE MÍDIA E A OPOSIÇÃO: PAU NO LULA

A oposição com o apoio da grande mídia se preparam para 2018: o governo Dilma convalescente, a imagem do PT rastejante, e o prestígio pessoal do ex-presidente no chão. Retorno do cenário político pré-Lula, céu de brigadeiro para os oportunistas deitar e rolar. Este é o cenário que está sendo preparado com a finalidade de evitar a volta do Lula ao poder. O objetivo agora é dá espaço para Dilma e pau no ex-presidente petista

DILMA DESORIENTADA E TEMER ESPERTO



Romerio Cunha:
À medida em que percebe a desorientação e o estilo errático do governo, campeão em desconstruir no dia seguinte o que construíra na véspera, o vice Michel Temer perde a timidez, ocupa espaço e inverte a equação. Antes, ele esperava ordens da presidente; agora, as dá.
Embora tenha trocado amabilidades com ela no desfile cívico, o que passou a impressão, para a plateia, de que eles estão alinhados, Temer não se furtou a criticar, no dia seguinte, a principal declaração dela na mensagem de 7 de setembro, a de que seria necessário aplicar "remédio amargo" para salvar a economia.
A resposta de Temer foi cirúrgica: "Temos que evitar remédios amargos". Nesse mesmo dia o todo poderoso chefão da Fazenda insinuou, em Paris, que o governo poderia elevar o imposto de renda, contribuindo, mais uma vez, para azedar o clima nacional e Temer rebateu na lata: "Aumento de tributos só em última hipótese".
Isso não mostra apenas que há divergências no Planalto. Isso não mostra apenas que o vice cada vez mais se alinha aos presidentes da Câmara e do Senado.
Mostra, cada vez mais claramente, que o Brasil tem dois governos. O da caneta e o dos votos no Congresso. Enquanto o primeiro está se desmanchando no ar, o segundo parece estar sendo montado por Temer, por via das dúvidas.
jornalista: Alex Solink

BELO HORIZONTE: PSB E A CANDIDATURA PRÓPRIA


Carlos Henrique/Arquivo Hoje em Dia
Valadão se filia ao PSB para disputar PBH
PREFERIDO – Valadão foi o escolhido pelo prefeito Marcio Lacerda para entrar na disputa
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, deixou oficialmente o PP, partido do ex-governador Alberto Pinto Coelho, para assumir de vez a condição de pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte. Nos próximos dias, Valadão vai se filiar ao PSB, a convite do prefeito Marcio Lacerda, de quem é bastante próximo.

“Não trabalhamos com outra possibilidade. Ele (Valadão) vai se filiar em breve”, resumiu João Marcos Lobo, presidente do PSB de BH.

Já o PP, em decisão reservada da executiva estadual, decidiu que colocará à disposição os nomes de Pinto Coelho ou do ex-presidente da Assembleia Dinis Pinheiro para a sucessão de Lacerda.

Sem o senador Antonio Anastasia no páreo, PP, PSB e PSDB se movimentam para lançar candidatos dentro do campo político de Aécio Neves. Hoje, o nome mais cogitado entre os tucanos é o do apresentador de rádio e deputado estadual João Vítor Xavier.

A estratégia tucana de fragmentação de candidaturas só será modificada se Anastasia for convencido por Aécio, situação que não está totalmente descartada.

Na semana passada, em encontro do PSDB com vistas às eleições de 2016, Aécio sinalizou que os partidos aliados vão marchar juntos na campanha da capital. Presidente estadual do PSDB, o deputado federal Domingos Sávio diz que ainda não é hora de falar de nomes.

PT e aliados

Pelo lado do PT, o mesmo plano de pulverização deve ser adotado pelo governador Fernando Pimentel e aliados.

Mesmo com a imagem manchada pelo escândalo na Petrobras e a crise econômica, o partido tem várias opções, como o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), os secretários Miguel Corrêa Júnior (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão).

Um postulante com perfil técnico, cujo nome está sendo mantido em sigilo, ainda está sendo moldado.

Ainda entres os aliados de Pimentel, o PMDB promete voo solo com o deputado federal Leonardo Quintão ou com o secretário estadual de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz. Pesa para Quintão o fato de ele ter sido bem votado na eleição de 2008.

Já o PCdoB deve apostar no narrador de futebol e deputado estadual, Mário Henrique Caixa, atual secretário de Estado de Turismo. Enquanto o PRB planeja lançar o apresentador de rádio e TV Carlos Viana.

Andrada no PSB

Para promover a filiação de Valadão, a intenção do PSB é realizar um evento político na capital.

O ato marcará ainda a adesão de dez novos prefeitos do interior na legenda. Entre eles, o de Barbacena, Antônio Carlos Doorgal de Andrada. Ex-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Andrada deixou o PSDB há 15 dias.

Os prefeitos de Passos, Tocantins, Matutina, Vazante, Buritizeiro e Coronel Pacheco também acertaram a ida para o PSB