sexta-feira, 16 de outubro de 2015

BELO HORIZONTE PEGANDO FOGO!


Ficar até na sombra em Belo Horizonte está sendo difícil nesta sexta-feira. A capital mineira atingiu a maior temperatura já registrada na cidade desde 1910. Os termômetros chegaram, por volta das 14h15, a 37,4ºC na estação de medição da Pampulha. O valor superou a máxima histórica de 37,1ºC, registrada em 30 de outubro de 2012. A umidade relativa do ar está em torno de 12%, o que é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando o índice fica abaixo de 30% já é prejudicial à saúde.

A OPOSIÇÃO EM MINAS TAMBÉM QUER CASSAR PIMENTEL

No momento em que uma espécie de trégua aparece no desértico horizonte de Brasília, a oposição estadual ao governador Fernando Pimentel (PT) tenta reproduzir, na Assembleia Legislativa, o confronto nacional que tentou abrir processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Tudo que parecia sólido está se desmanchando no ar seco da capital federal, sinalizando mudança no clima que também não é lá confiável, até porque o armistício veio na carona de liminar (do STF), que, como sua natureza, é algo sem bases permanentes.
Na última quarta-feira, deputados da oposição levaram a Brasília documentos a um jurista de renome para que estude e faça parecer jurídico avaliando se há ou não fatos que sustentem pedido de afastamento do governador. O cenário estadual, no entanto, é diametralmente oposto. Ao contrário de Dilma, Pimentel não perdeu apoio político na Assembleia e, se houve, agora, rebeldia na base, tem mais relação com a impropriedade da matéria que instituía aumento de imposto do que com o governo.


ORION TEIXEIRA: TEMPO MENOR FAVORECE CANDIDATOS CONHECIDOS

Sem recorrer à famosa frase do ex-embaixador Juracy Magalhães (em Washington, após o golpe de 64), segundo a qual “o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”, o debate da noite de terça-feira (13), exibido pela TV entre os pré-candidatos presidenciais do partido Democrata, em Las Vegas, confirmou o quanto o Brasil está atrasado no assunto.

Nele, cinco políticos, com destaque para o show da favorita e ex-secretária de Estado Hillary Clinton, disputavam quem será o candidato presidencial a um ano antes das eleições. Encontro semelhante já aconteceu com os presidenciáveis dos Republicanos. Atrás desses, virão muitos outros antes de os candidatos de ambos os lados se enfrentarem no duelo final. Tudo pela TV.

Aqui, ao contrário, a partir das eleições de 2016, após a minirreforma eleitoral, o tempo de campanha foi encurtado de 90 dias para 45 e, de 45 para 35 dias, na televisão. A medida foi adotada no rastro dos escândalos de financiamentos privados e de estatais (Petrobras) nas campanhas presidenciais e pelo lobby poderoso das emissoras de TV, à frente a Rede Globo. Sob o argumento de barateá-las, todo mundo quer se livrar das campanhas, reduzindo o horário gratuito de TV e rádio e os debates.

Resultado, aqueles candidatos mais conhecidos, com bom ‘recall’ (lembrança do nome e marca) terão mais chances de vencer a eleição. Enfim, quem mais irá perder é o eleitor que terá menos tempo e chances de conhecer melhor os vários candidatos, suas ideias e propostas. Vai se votar sob a influência de cabos eleitorais e dos nomes mais conhecidos. Quando vota mal, e até diz que não se lembra em quem votou, o eleitor é apontado como irresponsável, mas lhe tiram os meios possíveis de conhecer melhor os pretendentes e projetos.

Sob essas novas regras, candidatos como Fernando Pimentel (PT) em 2004, Márcio Lacerda (PSB), em 2008, e Antonio Anastasia (PSDB), em 2010, não teriam chances. Foi a própria campanha eleitoral da época que os fizeram reverter a flagrante desvantagem. Agora, aqueles que estarão na frente das pesquisas vão torcer para que a disputa acabe logo e fugir dos debates. Expor-se será perder votos.
Por conta de custos e medo, todos se recusam a pactuar com as tevês um debate entre todos os candidatos, mas ninguém fala nada quando se gasta milhões com capítulos de novelas, ainda que sob o patrocínio da Caixa Econômica, Petrobras, entre outros.

CORRUPÇÃO BATE AS PORTAS DO TCU

Em depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga um esquema de vendas de sentenças no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), a ex-funcionária do escritório J.R. Silva Advogados e Associados,  Gegliane Bessa, disse que repassou quantias em espécie ao sócio Juliano Nardes, sobrinho do ministro do TCU Augusto Nardes.

A presença de Juliano Nardes no escritório era frequente, segundo a ex-funcionária. "Ele ia bastante. Não posso dizer a frequência certa, mas pelo menos duas vezes por semana." Também de acordo com ela, o dono da empresa e ex-conselheiro do Carf, José Ricardo Silva, deixou quantias a serem repassadas para Juliano em um envelope. Esse roteiro teria se repetido em pelo menos duas oportunidades.

José Ricardo é um dos principais alvos da CPI e da Operação Zelotes, que investiga as fraudes no Carf. Gegliane disse que trabalhava como auxiliar administrativa e se reportava diretamente para José Ricardo, definido por ela como uma pessoa  centralizadora. Ela também negou ser contadora ou ter conhecimentos contábeis.

A auxiliar fazia o preenchimento de planilhas segundo as ordens do patrão. De acordo com as investigações, essas planilhas continham códigos que identificavam os destinatários dos montantes que saiam da empresa. A funcionária disse que se recordava das  planilhas, que continham os termos "Ju" e "Tio", mas que ela apenas realizava o preenchimento determinado por José Ricardo.

Gegliane trabalhou no escritório entre dezembro de 2009 e agosto de 2012. Suas declarações foram dadas durante sessão da CPI, que buscou promover a acareação da ex-funcionária com um antigo colega de escritório, Hugo Borges. Os parlamentares queriam  esclarecer divergências entre os depoimentos apresentados pelos dois anteriormente.

A ex-funcionária conseguiu um habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) para permanecer calada durante a sessão, mas optou por responder aos questionamentos dos parlamentares. ela atualmente mora na África do Sul, mas está impedida de deixar o país  por decisão da justiça.
"Para mim, que sou honesta, se soubesse que isso aconteceria eu jamais estaria em um lugar desses. Jamais estaria em um lugar que era corrupto", disse Gegliane.

WILL NUNES:

Apesar da mídia dá pouco espaço, o problema da corrupção no Brasil ultrapassa o universo politico.

BAIANOS AVALIAM CENÁRIO POLÍTICO


Aecio_NevesLevantamento do Instituto Paraná Pesquisas feito no Estado da Bahia e divulgado nesta quinta-feira (15) revelou uma insatisfação popular focada somente no governo federal. A presidente Dilma Rousseff e o provável candidato do PT nas próximas eleições, o ex-presidente Lula, aparecem com avaliações distintas pelos eleitores baianos, enquanto o governador Rui Costa, também do PT, tem bom índice de aprovação.
Em uma simulação sobre as preferências para as próximas eleições presidenciais, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) também é bem avaliado pelos baianos. O tucano aparece à frente de Lula no primeiro turno, com 30,4% das intenções de voto; contra 27,5% do provável candidato petista. Na pesquisa mais recente do instituto, feita no mês de julho, Lula estava em primeiro lugar entre os baianos, com 32,5%, enquanto Aécio tinha 29,2% das preferências.
Marina Silva (Rede) viria logo atrás na nova contagem, com 18,8%, seguida pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 3,9%. Na sequência figuram o deputado Jair Bolsonaro (PP), com 2,5%; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com 1,9%; e o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), com 0,3% das intenções de voto. Indecisos somaram 14,7%.
Para um provável segundo turno entre Aécio e Lula, 47,5% votariam no candidato tucano e 37,1% no ex-presidente. Nesse cenário, 15,4% dos entrevistados se declararam indecisos. Em relação à satisfação com o governo federal, 83,3% dos entrevistados reprovam a atual gestão de Dilma Rousseff, enquanto 13,8% aprovam. Quanto a um provável impeachment da presidente, 68% são a favor e 23,7 contrários.
WILL NUNES:
Com todo o bombardeio que Lula leva todos os dias da imprensa e Aécio protegido pela a grande mídia o empate técnico mostra que o senador Aécio Neves necessita de mais conteúdo para se consolidar como uma alternativa de poder.

CUNHA: A BOLA DA VEZ

lava_cunhaUm dos delatores da Operação Lava Jato, o empresário Fernando Baiano disse em depoimento ter repassado dinheiro vivo em propina ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que fossem viabilizados contratos de construção de navios-sonda com a Petrobras.
Preso desde novembro e apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção instalado na estatal, Baiano disse ter repassado ao escritório de Cunha no Rio de Janeiro, em outubro de 2011, entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão a uma pessoa identificada como Altair. As informações foram veiculadas na edição desta quinta-feira (15) do Jornal Nacional (TV Globo).

A FACILIDADE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DO BRASIL

marco aurelio melloO ministro Marco Aurélio Mello, do STF, defende uma forma “não traumática” para o país superar a crise: a “renúncia coletiva” da presidente Dilma Rousseff, do seu vice Michel Temer e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. “Falo isso como cidadão e em uma perspectiva utópica, já que seria algo impensável para os atuais detentores dos poderes”, diz ele. Para o ministro, “o mal maior, a crise econômica,” está sendo deixado “em segundo plano” por “interesses políticos”. A informação é de Natuza Nery, na sua coluna da Folha de S.Paulo
Enquanto isso, líderes da oposição falavam em tentar levar Baiano à CPI da Petrobras para fustigar Lula, mas hesitavam em um ponto: dar credibilidade ao delator significa validar também as denúncias feitas por ele contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
WILL NUNES:
Fico cada vez mais abismado com tanta simplicidade para resolver os problemas do Brasil. O problema não é tirar nem colocar ninguém, é respeitar a democracia e deixar as institucionais exercerem com liberdade cada um seu papel democrático. 

A LISTA DE JANOR: SENADORES E DEPUTADOS

Marco-06-03-15-A-lista-de-Janot-NETVem aí uma nova lista do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, de políticos denunciados no escandaloso esquema do ‘Petrolão’ – os desvios de recursos em contratos da Petrobras envolvendo empreiteiros, lobistas e políticos.
Quem acompanhou a nova delação do lobista Fernando Baiano no processo da Lava Jato diz que ele delatou pelo menos seis senadores e dez deputados federais, do PT e PMDB. O partido nega, mas investigadores já apontam Baiano como o operador do PMDB no esquema

MONTES CLAROS: O PMDB TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA PARA PREFEITO?

duvida-dos-clientesA pergunta que não quer calar no momento é:
será que o PMDB de Montes Claros terá candidatura própria para prefeito?
Uma coisa é certa o cenário político montes-clarense ainda pode sofrer profundas mudanças.