sexta-feira, 23 de outubro de 2015

TRISTEZA NA OPOSIÇÃO


Dilma Rousseff
Eles não desistiram, mas dirigentes da oposição perceberam que o impeachment é mais complexo do que imaginavam. Dizem que a rede de proteção social dá folego à presidente Dilma junto às classes C, D e E. Mas preveem que, em 6 meses, todos sentirão a crise. Acrescentam que tudo pode mudar, a qualquer hora, se forem revelados fatos novos no escândalo da Petrobras e, no caso, de solavancos na economia.

PREFEITOS QUEREM UMA PARTE DA CPMF

Prefeitos das principais cidades do país avisaram nessa quinta-feira, 22, a presidente Dilma Rousseff que estão dispostos a colaborar com a aprovação da nova CPMF no Congresso desde que os recursos sejam repartidos entre municípios, Estados e União e destinados à saúde.

PELÉ: 75 ANOS

peleEm 19 de novembro de 1969, Edson Arantes do Nascimento mandou um recado ao país após marcar o milésimo gol da carreira em cima do goleiro Andrada, do Vasco, no Maracanã. “Pensem nas criancinhas”, disse à época o maior jogador de futebol de todos os tempos, que completa 75 anos hoje. Em entrevista ao Correio do sítio em que costuma se refugiar no dia do aniversário, Pelé recorda a frase histórica e deixa escapar um certo arrependimento. “Eu só espero que algumas daquelas crianças não sejam hoje políticos e estejam envolvidos em tanta corrupção.”

Chamado de Rei pela primeira vez em 1958 na crônica A Realeza de Pelé, de Nelson Rodrigues — no dia em que atingiu a marca de 75 gols aos 17 anos numa exibição épica diante do América-RJ, pelo Torneio Rio-São Paulo —, o craque relembra outras curiosidades da carreira envolvendo o número 75. Dos 77 gols em partidas oficiais com a camisa da Seleção, por exemplo, o de número 75 foi uma obra-prima: a cabeçada na final da Copa de 1970 diante da Itália. “Foi o último da minha carreira em Copas.” Considerado um jogador perfeito, Pelé revela qual o maior erro de sua vida. “Algumas vezes, pensar que eu era perfeito”.

JANOT NO ENCALÇO DE CUNHA

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
O volume de provas contra Eduardo Cunha, que cresce a cada semana, torna concreta a possibilidade de afastamento da presidência da Câmara. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reúne provas para avaliar a possibilidade de pedir um afastamento do peemedebista do comando da Câmara.
Hoje, uma ação externa, como um pedido do Ministério Público, teria mais chance de tirar Cunha da presidência da Câmara do que alguma articulação que dependesse de um governo fraco, de uma oposição interessada no impeachment a qualquer custo e de deputados federais que devem favores políticos a Eduardo Cunha. O volume de provas dá um trunfo a Janot.
O primeiro impacto de um pedido desse tipo seria alimentar o discurso de vítima. O presidente da Câmara disse ontem que não existe Operação Lava Jato, mas Operação Lava Cunha. É uma versão que não corresponde aos fatos graves que vão sendo revelados semana após semana.
Nos bastidores, integrantes da força-tarefa da Lava Jato afirmam que, se Cunha não fosse presidente da Câmara, mas um executivo de uma empresa investigada, provavelmente haveria um pedido de prisão por ameaça de atrapalhar o andamento das investigações. Pouco antes de apresentar a primeira denúncia contra Cunha, o Ministério Público também cogitou fazer um pedido de afastamento da presidência da Câmara, a fim de impedir o uso de um cargo poderoso em defesa própria.
Esses pedidos não foram concretizados porque Cunha é presidente de um poder da República. Rodrigo Janot achou mais prudente apresentar uma primeira denúncia e continuar investigando o presidente da Câmara.
O Ministério Público da Suíça, então, mandou um caminhão de provas para o Brasil. Esse caminhão de provas poderá criar as condições para um pedido dessa magnitude ao Supremo Tribunal Federal, com impacto político tremendo.
Não há seletividade na investigação. Esse argumento é uma estratégia de fuga para evitar dar respostas às acusações. O caminhão de provas agrava a situação do presidente da Câmara, que está lutando para permanecer no comando da Câmara. Exemplo: utiliza a possibilidade de acatar ou recusar um pedido de impeachment como moeda de troca com o governo e a oposição.
Até agora, o peemedebista tem obtido sucesso. Paralisou o governo Dilma, com a ameaça de desencadear um pedido de impeachment. Deixou à mostra o discurso ético seletivo da oposição, que pega leve com ele e bate duro na presidente. E ainda é preservado por um sentimento corporativista na Câmara.

MONTES CLAROS: A NOVELA ENVOLVENDO EMPRESA DE SANEAMENTO BÁSICO TEM UM NOVO CAPÍTULO

Segundo matéria publicada na edição de hoje (23) no Jornal de Notícias o prefeito de Montes Claros Ruy Muniz garantiu que a partir do primeiro dia de janeiro de 2016, a cidade terá uma nova empresa para explorar a prestação dos serviços de água e  esgoto. 

Se na próxima licitação, no dia 15 de dezembro, não aparecer nenhuma empresa interessada nos serviços, segundo ele o município vai assumir.

Muniz anunciou que nos próximos dias mandará a Câmara Municipal, projeto criando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

VICE-GOVERNADOR ANTÔNIO ANDRADE : JEITO MINEIRO DE FAZER POLÍTICA

02
Antônio Andrade (PMDB)
Come-quieto. O vice-governador de Minas, Antônio Andrade (PMDB), esconde o jogo sobre seu futuro. Diz que não pensa em 2018, mas seu nome já é apontado entre os correligionários para disputar o Estado ou uma vaga no Senado. Ex-deputado federal e ex-ministro de Dilma, ele diz que lamenta que a harmonia local com o PT não se repita nacionalmente. Andrade nega qualquer possibilidade de rompimento com o PT no Estado. Aliás, Fernando Pimentel irá neste sábado à convenção do PMDB em Belo Horizonte, que terá ainda a presença de Michel Temer.

WILL NUNES:
Como um bom mineiro, Antônio Andrade sabe  fazer política como poucos. Humilde, paciente, raro articulador além de conciliador nato vai ocupando com inteligência o seu espaço no cenário político de Minas de maneira firme e coerente.

VACINA NO COMBATE A DENGUE

DENGUE-55555Cientistas descobriram um gene provável causador da infecção da dengue nas pessoas. E essa descoberta pode ajudar no desenvolvimento de uma vacina que interrompa o ciclo da doença no mosquito. As informações foram divulgadas na revista PLOS Pathogens.
De acordo com cientistas da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a possível vacina contra a dengue seria aplicada em pessoas que já têm a doença. Como o mosquito aedes aegypti pode passar a doença a outras pessoas ao picar uma pessoa já infectada, a vacinação de pessoas com dengue pode interromper o ciclo e acabar com a proliferação da doença.
Tonya Colpitts e Michael Conway, líderes do estudo, descobriram um gene do mosquito, que batizaram como CRVP379, que é responsável pelo início da infecção nos humanos. Dessa maneira, quando os mosquitos picarem alguém já infectado, eles vão receber os anticorpos da vacina e isso interromperá o ciclo de infecção.

MINISTÉRIO PÚBLICO NO ENCALÇO DE CUNHA

LupaNumerosO Radar Online destaca o relatório reservado produzido pelo Ministério Público Federal em 9 de outubro e obtido pelo repórter Severino Motta, que traça um organograma das contas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Suíça e atesta que todas elas tinham o peemedebista como beneficiário e responsável por movimentar as contas.
“Os documentos abaixo comprovam que Eduardo Cunha é o beneficiário efetivo dos valores existentes na conta TRIUMPH SP, ou seja, possui o controle sobre a conta, é o verdadeiro titular da conta”, diz o relatório da Procuradoria-Geral da República.
A análise se repete no caso das demais contas listadas em nome de Cunha: Orion SP, Netherton Investments e Kopek, todas no Julius Baer (antigo banco Merryll Lynch). A Triumph é uma “trust account”, tipo de conta aberta por pessoas “politicamente expostas”, como Cunha.
Chamou a atenção dos analistas do MPF o fato de Cunha ter pedido para receber correspondências nos Estados Unidos, pelo fato de os “serviços postais” do Brasil não funcionarem direito. O relatório diz ainda que a documentação bancária referente ao “Conheça seu Cliente (Know your Customer)” revela que Eduardo Cunha era cliente do Merryl Lynch de Nova York desde 2003, e em 2008 resolveu transferir para 0 Merryl Lynch de Genebra, na Suíça.

PÍLULA QUE COMBATE AO CÂNCER VIRA CPI

Com a assinatura de 42 deputados, dez a mais que o número necessário, foi protocolado nesta quinta-feira (22/10) na Assembleia Legislativa de São Paulo requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando a apurar a demora do Estado em realizar testes com a fosfoetanolamina – substância produzida pela Universidade de São Paulo (USP) no câmpus de São Carlos, que supostamente teria eficácia contra o câncer.
Pacientes estão recorrendo a liminares na Justiça para obter as “pílulas do câncer” desde que a USP deixou de distribuir a substância a quem procurava. De acordo com o deputado Rafael Silva (PDT), autor da proposta, os últimos dias têm sido marcados pelo embate entre quem afirma que o composto não surte efeito e dezenas de famílias que asseguram que a ingestão da substância é uma grande arma contra a doença.

ASPIRINA: COMBATE AO CÂNCER

20151022123900990389iO teste batizado de “Add-Aspirina phase III” será realizado com 11.000 pacientes que receberam recentemente ou que ainda estão recebendo tratamento para câncer de mama, esôfago, intestino, estômago e próstata, segundo o Instituto Britânico de Pesquisa do Câncer em um comunicado.
O objetivo é determinar se tomar aspirina todos os dias por cinco anos pode parar ou retardar a recorrência de câncer tratados numa fase precoce. O teste será realizado em mais de 100 centros médicos e deve durar 12 meses. Os participantes serão divididos em três grupos: um que vai tomar diariamente 300 miligramas de aspirina, um outro tomará 100 miligramas e o terceiro receberá um placebo ou equivalente.

ASSEMBLÉIA DE MINAS: 2.600 FUNCIONÁRIOS

Cerca de 2.600 pessoas trabalham, atualmente, em cargos comissionados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O número, fornecido pela própria Casa, por meio de publicação no “Diário do Legislativo” na última terça-feira, mostra, ainda, os gastos com o pagamento desses funcionários. Só no terceiro trimestre do ano, ou seja, nos meses de julho, agosto e setembro, o contribuinte mineiro pagou mais de R$ 52 milhões para manter estes servidores. Como ocupam cargos de recrutamento amplo, nenhum deles precisa bater ponto e registrar presença no trabalho. Cada deputado estadual tem o direito de nomear 23 servidores para atuar em seu gabinete, ou seja, considerando que todos “cumpriram” a cota, há mais ou menos 1.771 funcionários nos escritórios dos parlamentares. Outros cerca de 800 atuam nos blocos, nas lideranças e nas mesas diretoras da Assembleia

CONVENÇÃO DO PMDB: CHAPA ÚNICA " ANTÔNIO ANDRADE RUMO A REELEIÇÃO"


O vice-governador Antônio Andrade comanda neste sábado a convenção estadual do PMDB. Em chapa única, será reeleito presidente depois de costurar um acordo com o deputado federal Laudívio Carvalho, que ensaiou lançar seu nome. “Fizemos um apelo ao Laudívio no sentido da unidade. Ele entendeu”, disse em entrevista exclusiva a O TEMPO, no seu gabinete na Cidade Administrativa.
No novo mandato, Andrade quer elevar a 200 o número de prefeituras no Estado. Em 2012, foram 117, e, hoje, ele acredita que sejam 150. Em Belo Horizonte, ele garante que já é uma decisão interna que o partido terá candidato próprio. Entre os pré-candidatos, cita o secretário de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, e os deputados federais Laudívio Carvalho, Leonardo Quintão e Rodrigo Pacheco. O nome, diz Andrade, começa a ser definido em dezembro, quando o partido fará pesquisas qualitativas para traçar o perfil do candidato. Para o cacique, a disputa não será motivo de discórdia com o PT. “Defendo que o PT também tenha candidatura própria”.

Sobre a união com o PT em Minas – quadro oposto ao cenário nacional – Andrade nega que haja um plano em curso para anunciar um rompimento com o partido de Fernando Pimentel. O vice-governador negou uma rusga entre Adalclever Lopes, presidente da Assembleia, e o governo. “Estivemos nesta quinta com o governador e o Adalclever, longamente”, explicou.

Sobre a reforma administrativa, ele não revela qual será o tamanho dos cortes. “O governador quer cortar despesas sem perder qualidade. Estamos conversando. O PMDB vai perder espaço. O PT vai perder. Os partidos todos vão perder cargos”. Sem querer comprar briga, diz que prefere não opinar sobre a situação do presidente da Câmara, dos Deputados, Eduardo Cunha, e conta que achou prudente o partido adiar a convenção nacional marcada para o mês que vem, quando seria decidido se o partido fica ou rompe de vez com o Planalto. “Foi melhor assim”.

Andrade lembra que os rachas no PMDB são históricos e exime Temer de qualquer responsabilidade na situação. “O Temer quer a unidade, a permanência da presidente Dilma”. Ele lembra que “o Sul e parte do Nordeste” sempre foram oposição. “Nem quando o PMDB teve candidatura própria saiu unido”.

FERNANDO HENRIQUE: EU PREVARIQUEI

Com franqueza incomum, FHC conta no livro que prevaricou no Planalto. E mais, ele diz que ninguém consegue governar no Brasil sem prevaricar: o sistema brasileiro forçaria o governante a flexibilizar seus valores morais na busca de apoio político. Ou seja, a corrupção é uma regra do jogo.

WILL NUNES: imagina se o Lula tivesse dito isto?