terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

NORTE DE MINAS: JANUÁRIA - TV DIGITAL

A TV Norte de Januária, no extremo Norte de Minas, já opera com uma tela de teste com a tecnologia da transmissão digital, que está em processo de implantação no país. O desligamento da TV analógica deve acontecer paulatinamente até 2018.
Segundo o diretor-presidente do grupo TV Norte,Ottorino Dal Moro Neto (ao fundo, na foto ao lado, com a equipe que instalou o novo transmissor), o investimento na migração custou até agora cerca de R$ 200 mil e está apenas no início. “Ainda falta comprar equipamentos. Estamos indo devagarinho, por conta da crise”, explica Dal Moro, que classifica como muito importante a migração para o digital, que é uma fase de transição para expandir o sinal da TV Norte para outras cidades da região.
A próxima etapa é a digitalização dos estúdios, com mudança dos cenários dos programas que têm geração local e aquisição de câmeras mais modernas, com captação no padrão digital. A digitalização da programação gerada pela própria emissora é importante para evitar que a exibição dos telejornais locais apareça com aquelas laterais negras nos aparelhos de televisão embarcados com a tecnologia digital.
A TV Norte é a segunda emissora a colocar no ar o sinal digital – por enquanto ainda em fase experimental. A repetidora da TV Vida na cidade também transmite em alta definição, mas não tem geração em âmbito local. A nova TV Norte tem potência de 500 watts, ante os 200 da emissora religiosa.
A corrida para levar a sinal digital para Januária começou em setembro de 2013, quando Ottorino Dal Moro Neto protocolou no Ministério das Comunicações o pedido para implantar a TV Norte Digital, que passa a operar no canal 34 UHF. A digitalização total dos sinais de transmissão de televisão no país estava prevista para ser concluída agora em 2016, quando, se espera (mas isso aqui ainda é o Brasil velho de guerra), as emissoras analógicas seriam desligadas.
Afiliada da Rede Minas, a TV Norte está vinculada a uma fundação sem fins lucrativos e integra o grupo de emissoras comandado por Dal Moro Neto que, além da televisão, conta ainda com emissoras comerciais de rádio, a Alternativa FM e Voz do São Francisco, em Januária. Além disso, o grupo opera em frequência modulada com a filial Voz FM na cidade de São Francisco, inaugurada há quase três anos. 
fonte:blog luis gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.