sexta-feira, 11 de março de 2016

MONTES CLAROS: HUMBERTO SOUTO NO PMDB?

Rumores tomam conta da cena política de Montes Claros, agora estão falando da possibilidade do ex-deputado federal Humberto Souto (PPS) se filiar ao PMDB. Mas um boato que apimenta a pré-campanha eleitoral da maior cidade do Norte de Minas.

A HIPOCRISIA

Após a divulgação da notícia de que o senador Delcídio Amaral mencionou o nome do presidente do PSDB, Aécio Neves, em delação premiada, o senador tucano recuou nos ataques contra o governo. Ao chegar para um evento do partido na manhã desta quinta-feira, na Câmara dos Deputados, Aécio disse que o ex-presidente Lula tem direito a se defender. As informações são da Rádio Gaúcha.

— Todos temos que ter nessa hora muita serenidade. Serenidade para apresentarmos respostas a todos questionamentos. Isso serve para todos, eu me incluo entre essas pessoas, e o próprio presidente Lula. O que não podemos fazer numa hora como essas é ter como defesa o ataque — avaliou.

PRESIDENTE DA VENEZUELA: LULA PODE VIRAR UM NELSON MANDELA BRASILEIRO

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nessa quinta-feira (10) que se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for preso se tornará "tão grande" quanto o líder sul-africano Nelson Mandela.
"Agora ameaçam Lula de prisão. Se for preso, Lula será tão grande como Nelson Mandela, será o Nelson Mandela do Brasil", afirmou Maduro, comparando o ex-presidente ao finado líder sul-africano, que permaneceu 27 anos na prisão por combater o apartheid.

Em um ato público no Palácio Presidencial de Miraflores, Maduro manifestou a Lula "todo o apoio da Venezuela" diante do que considera manobras políticas para desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff.

"Como não podem dar golpes de Estado, dão golpes midiáticos e judiciais", afirmou Maduro, que na sexta-feira passada afirmou que Lula era vítima de um "ataque miserável" ao ser levado em condução coercitiva pela Polícia Federal para depor.

DEPUTADO RADIALISTA DEIXA O PMDB

Quem também trocou de sigla foi o deputado federal Laudivio Carvalho. Ele saiu do PMDB e foi para o Solidariedade, no qual fará oposição ao governo. Curiosamente, como o Aparte havia publicado, após Leonardo Picciani ser reconduzido à liderança do PMDB na Câmara, houve uma troca de farpas entre Mauro Lopes e o radialista. Como Laudivio era o único mineiro contra o Picciani, Lopes disse: “Com essa janela partidária, você deveria aproveitar e se desfiliar”. Laudivio negou que iria sair e que Lopes teria que o engoli-lo.

JANELA ABERTA: TROCA DE PARTIDOS

A janela partidária, sem perda de mandato, continua movimentando os bastidores políticos. Mais mudanças de siglas ocorreram. O deputado federal Ademir Camilo deixou o PROS e foi parar no PTN, enquanto a deputada Dâmina Pereira saiu do PMB e foi para o PSB. Já o deputado federal Lincoln Portela e seu filho, o deputado estadual Léo Portela, antes do PR, foram para o PRB. Léo também deixou, nesta semana, o posto de vice-líder do governo de Minas na Assembleia Legislativa.