quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SARNEY E COLLOR OS MAIS INFLUENTES

O presidente do Senado José Sarney (PMDB-MA) e o senador Fernando Collor de Mello foram destacados como mais influentes no levantamento feito pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). No estudo, Sarney aparece como “formador de opinião” e Collor como “articulador”.

Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.
Já as mulheres representam 15,31% no Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras) e na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

Na edição de 2011, 44 parlamentares entraram para o grupo dos mais influentes do Legislativo. Destes, 13 estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2010.

PARÁ: UMA VIDA QUE VALE 80 MIL

Para grileiros e madeireiros que aos poucos voltam a invadir a reserva extrativista Riozinho do Anfrísio, 736 mil hectares protegidos em Altamira (PA), a vida de Raimundo Belmiro vale R$ 80 mil. Para ele, líder extrativista nascido e criado na região, a vida da floresta não tem preço.

"A floresta é a nossa vida." Há um mês e meio, o Ministério Público Federal enviou ofício à Polícia Federal pedindo proteção a Belmiro. Na avaliação de procuradores da República do Pará, o valor é muito alto para os padrões da pistolagem local - sinal de que as denúncias feitas pelo extrativista de que grileiros, madeireiros e fazendeiros invadem a reserva estão incomodando.

Por ora, Belmiro é protegido por dois policiais, que o escoltam na reserva e nas viagens mensais a Altamira. "Mas quando eu venho para a cidade, minha família e todas as outras pessoas que vivem lá ficam desprotegidas dentro da reserva."

VAZANTE-MG: FUNCIONÁRIO PÚBLICO CANDIDATO A VEREADOR

Filiado ao "PSD" o funcionário público municipal da tradicional família dos "Marianos" Léo Mariano é uma das boas novidades que pode ser candidato a Vereador nas eleições do próximo ano em Vazante.

PARACATU-MG: 213 ANOS

Programação especial dos 213 aniversário de Paracatu.

13/10: DESFILE DE MODA PARA LANÇAMENTO DA COLEÇÃO CVT NA CASA DE CULTURA. INICIO: 20 HORAS

4/15/16: FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA, EM FRENTE A PREFEITURA, ABERTURA DIA 14 ÀS 18 HORAS. DIA 15 ACONTECERÁ DURANTE TODO O DIA E ENCERRAMENTO NO DIA 16 ÀS 11 HORAS DA MANHÃ.

14/10: 19:00 HORAS: SALÃO DE FOTOGRAFIAS, NA CASA DE CULTURA E ÀS 20:00 HORAS PARACATU AO LUAR EM FRENTE A PREFEITURA

15/10: SHOW COM EMANUELE E BANDA EM FRENTE A PREFEITURA MUNICIPAL

16/10: 08:00 HORAS: II ECOENDURO A PÉ DE PARACATU, NA CACHOEIRA VALE DO ENCANTADO
21:00 HORAS SHOW COM PEDRO ANTONIO, NA PRAÇA FIRMINA SANTANA

DIAS 17, 18 E 19: RONDONZINHO, PROJETO ENCABEÇADO PELA FACULDADE FINOM, O QUAL SERÁ REALIZADO NO BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

19/10: SHOW COM LUAN SANTANA NA AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL. 00:00 HORAS: SHOW PIROTÉCNICO, NO PALCO DO SHOW

20/10: 05:00 HORAS ALVORADA, SAIDA DOS BAIRROS 08:00 HORAS: DESFILE CÍVICO NA AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL

E POR FIM, NO ULTIMO DIA DE FESTIVIDADES, NO DIA 21/10 ÀS 20:00 HORAS HAVERÁ UM ENCONTRO DE CORAIS, EM FRENTE AO MUSEU.

AVISO PRÉVIO: 90 DIAS

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estabelece aviso prévio de até 90 dias em caso de demissão. Com a mudança, o aviso prévio será proporcional. O trabalhador com um ano de emprego mantém os 30 dias, mas para cada ano adicional de serviço, o aviso prévio aumenta em três dias, até o limite de 90, no total.

Atualmente, quando o trabalhador deixa o emprego voluntariamente, ele tem que continuar trabalhando por 30 dias; mas, caso não queira, deve ressarcir a empresa pelo mesmo período. Já quando o empregado é dispensado, a empresa deve mantê-lo no trabalho por 30 dias ou o libera, pagando pelo período não trabalhado. Essas regras permanecem, mas agora por até 60 dias extras.

A proposta que amplia o prazo do aviso prévio, aprovada no último dia 21 de setembro pela Câmara, tramitava no Congresso desde 1989.

PSDB NA TV

De olho nas eleições de 2012, o PSDB vai usar o programa partidário desta quinta-feira para começar a desenhar uma nova fórmula de reaproximação com o eleitor. Saem os governadores, sempre prestigiados nos programas anteriores, e entram jovens, mulheres e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como marca registrada do partido. Estão previstas também falas do senador Aécio Neves (MG), que já se apresentou como pré-candidato a presidente em 2014, e o ex-governador de São Paulo José Serra, que empunhou a bandeira tucana na última sucessão presidencial. As aparições, entretanto, não serão o ponto principal do programa. “Nós vamos reestruturar o partido no sentido de reaproximá-lo da sociedade e das suas bandeiras. Esse é o objetivo”, comenta presidente Sérgio Guerra, sacando da manga projetos como o braço sindical do partido, a Secretaria das Mulheres e uma aproximação maior com a juventude e as minorias.

Diante dessas metas, avaliaram os tucanos em conversas recentes, não haveria espaço para o desfile dos administradores estaduais. A ideia é valorizar o legado de Fernando Henrique Cardoso e, com isso, tentar resgatar o que eles consideram os pontos positivos dos oito anos em que o PSDB administrou o Brasil. A ordem é mostrar que Fernando Henrique não apenas criou o Real como preparou o terreno para quase todas as realizações do governo Lula

'FRASE DO DIA'

“Fiz o que quis e fiz com paixão. Se a paixão estava errada, paciência. Não fiquei vendo a vida passar, sempre acompanhei o desfile.”

Mário Lago

PMDB: 19 ANOS SEM ULYSSES GUIMARÃES

Há 19 anos falecia em um acidente de helicóptero em Angra dos Reis (RJ) Ulysses Silveira Guimarães, nascido em 6 de outubro de 1916.

Ulysses foi um político e advogado brasileiro que teve grande papel na oposição à ditadura militar e na luta pela redemocratização do Brasil.

Mandatos

Foi eleito deputado estadual, por São Paulo, à Constituinte de 1947, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). A partir deste momento, não deixaria mais a política, elegendo-se deputado federal pelo Estado, por onze mandatos consecutivos, de 1951 a 1995 (não tendo terminado o último mandato).

Em 1973, lançou sua anticandidatura simbólica à Presidência da República como forma de repúdio ao regime militar, tendo como vice o jornalista e ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho.

Em 29 de novembro de 1976, no Plenário Tiradentes da Assembleia Legislativa de São Paulo, fundou a O.P.B. – Ordem dos Parlamentares do Brasil, uma Associação de Classe, sem vínculos partidários, religiosos ou sociais, da qual é Patrono.

À frente do partido, participou de todas as campanhas pelo retorno do país à democracia, inclusive a luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. Com o fim do bipartidarismo (1979), o MDB converteu-se em Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual seria presidente nacional.

Campanhas

Junto com Tancredo Neves, Orestes Quércia e Franco Montoro, Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan: Diretas Já.

Ulysses Guimarães quase foi o candidato a presidente da República em 1985 pelo PMDB, quando as eleições foram realizadas no colégio eleitoral. As articulações políticas da época acabram levando à eleição de uma chapa “mista”, com Tancredo Neves como candidato a presidente pelo PMDB e o candidato a vice José Sarney, ex-PDS/Frente Liberal.

QUEM SERÁ O CANDIDATO A PREFEITO DE VAZANTE

Quem será o candidato a prefeito do grupo da situação em Vazante? Orlando Fialho? Dr. Leonardo ? Dr. Jacques Soares Guimarães? Dúvidas que a oposição também quer saber.

GREVE DOS BANCÁRIOS

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) rompeu o silêncio e convidou o coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, para uma reunião de negociação às 16 horas desta quinta-feira, para tentar acabar com a greve da categoria, iniciada em 27 de setembro e que mantém mais de nove mil agências bancárias fechadas em todo o país.

LAGAMAR-MG: JORGE OLÍVIO E A PRÉ-CANDIDATURA

Sem a mudança do domicílio eleitoral do empresário Ronaldo Peres de Vazante para Lagamar o caminho praticamente fica aberto para Jorge Olívio viabilizar no grupo da situação sua pré-candidatura a prefeito.