segunda-feira, 2 de março de 2015

A GLOBO: O MEDO DA VOLTA DO LULA


:
Ainda apontado como a maior liderança política do País e como o melhor presidente da história por 56% dos brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva é a pedra no sapato da direita brasileira; em coluna publicada nesta segunda-feira, o jornalista Ricardo Noblat, abre uma nova frente de combate dos irmãos Marinho, das Organizações Globo, ao projeto petista; a tese é Lula ameaça a democracia; logo ele que, ao contrário de FHC, não mudou as regras eleitorais a seu favor, não tentou um terceiro mandato, respeitou a precedência de Dilma Rousseff em 2014 e apenas vem sendo colocado como pré-candidato em 2018, quando nada o impede de concorrer; no momento em que forças golpistas se movimentam à luz do dia, Noblat diz que Lula está se tornando 'uma forte ameaça à democracia'

LULA  - UM DEMOCRATA:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser acusado de qualquer coisa, menos de não ter respeitado as regras do jogo democrático.
Ao contrário do antecessor Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a reeleição em seu próprio benefício, Lula não mudou uma única regra eleitoral a seu favor.
Em 2010, no auge da popularidade, resistiu às pressões de aliados para que concorresse a um terceiro mandato, a exemplo do que ocorria em outros países da América Latina.
Em 2014, respeito a precedência da presidente Dilma Rousseff e seu direito de concorrer à reeleição.
Agora, nada mais impede que seu nome seja colocado, novamente, como alternativa política à sucessão presidencial em 2018. Afinal, Lula ainda é a maior liderança política do País e foi apontado pela mais recente pesquisa Datafolha como o melhor presidente da história do Brasil, por 56% dos entrevistados.
Com todo esse capital político, Lula é a pedra no sapato da direita brasileira, que busca, desde já, os meios para evitar seu retorno, em 2018.
Caso seja incapaz de derrotá-lo no voto, o caminho talvez seja judicial. Mas a linha do discurso foi colocada nesta segunda-feira por Ricardo Noblat. Em artigo publicado no jornal O Globo, dos irmãos Marinho, ele afirmou que Lula representa 'uma forte ameaça à democracia'.
Por quê? Só porque representa o risco, para a direita brasileira, de que vença no voto, ou seja, dentro das regras democráticas?
No Brasil de hoje, o único risco real à democracia seria a cartelização midiática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão.